Andy Sheppard apresentou-se, esta quinta-feira, no concerto inaugural do festival Guimarães Jazz 2020 com o projeto «Costa Oeste». Mário Delgado, virtuoso das guitarras, Pedro Costa, nome consagrado da bateria, e Herculano Carvalhais no contra-baixo, sempre sóbrio e eficaz, revelaram-se luminosa companhia.
Belo concerto, realizado perante uma boa moldura humana, mais a mais atendendo-se ao facto de ocorrer num dia útil da semana e ao horário antecipado com que agora a cultura tem que lidar, fruto de alheias circunstâncias.
Incursão em sonoridades atlânticas
Sheppard é um dos poucos músicos de com influência na cena internacional do jazz e reside atualmente em Portugal. Trata-se de um saxofonista de eleição e um dos mais destacados músicos contemporâneos, estando ligado desde há anos ao catálogo ECM, garantia de excelente qualidade e bom gosto.
Considerando-se a si mesmo mais um músico na aceção mais alargada da palavra do que um intérprete de jazz, ainda que as influências de Coltrane sejam por ele próprio reconhecidas e evidentes, apresentou-se no Centro Cultural Vila Flor com um swing perfeito, em que uma espécie de free-jazz com sonoridade atlântica esteve também à solta, fruto das mais recentes vivências do líder deste combo pela parte sul do continente europeu. A incursão no folclore nacional, com a cover original de «Passarinho da Neve», simboliza precisamente essa presença do «Oeste» selvagem e o cruzar de novas fronteiras na área do jazz.
Homenagem a Manuel Jorge Veloso
Para primeiro dia deste festival, Manuel Jorge Veloso, alvo de singela e merecida homenagem, deve ter ficado tranquilo, esteja onde estiver. Nos momentos de abertura desta ‘edição pandémica’ , o GuimarãesJazz dedicou breves momentos a um homem que sempre lutou pela divulgação e fomento do Jazz em Portugal. Manuel Jorge Veloso, recorde-se, desapareceu de forma precoce em novembro de 2019.
Set List:
Dream Keepers of Bairro Alto’ • Andy Sheppard • ‘Elevation’ • Andy Sheppard • ‘Passarinho da Neve’ • Trad • ‘Dancing Man + Woman’ • Andy Sheppard • ‘Forever and a Day’ • Andy Sheppard • ‘Looking for Ornette’ • Andy Sheppard • ‘Beyond the Dancing Sun’ • Andy Sheppard • ‘Sempre Contigo’ • Andy Sheppard • ‘For All We Know’ • J. Fred Coots/Sam M. Lewis
Imagens: Albano Mendes
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*