António Variações condecorado pelo Presidente da República

António Variações condecorado pelo Presidente da República

Pub

 

 

António Variações vai ser condecorado pelo Presidente da República a 17 de novembro. O poeta, cantor e compositor pop de humildes origens minhotas e que, de ano para ano, vê ser reconhecido o intrínseco valor artístico, a ponto de se tornar símbolo identificativo da comunidade onde nasceu, continuará ainda a ser homenageado estes meses de novembro e dezembro de 2020 com outras ações públicas.

A condecoração presidencial póstuma a António Variações, acabada de dar a conhecer pelo Jornal de Notícias, ocorrerá um mês depois de Marcelo Rebelo de Sousa a ter anunciado e será reservada à família e à comissão de homenagem que solicitou a distinção.

“O Presidente da República anunciou a condecoração, a título póstumo, aquando da visita à Mata de Albergaria, o “coração” do Parque Nacional da Peneda-Gerês, para assinalar o 50º aniversário da primeira, e até hoje a única, área protegida com tal estatuto em Portugal, tendo revelado a boa nova a Carlos Dobreira, o coordenador da Comissão Promotora da Homenagem a António Variações (2018/2021), professor em Terras de Bouro, no Gerês”, assinala Joaquim Gomes no Jornal de Notícias.

Homenagem a Variações até final do ano

Para lá da condecoração, o poeta António Variações (1944-1984) será evocado com a publicação do livro Toninho, o Fantástico Variações, da autoria de Fabíola Lopes, na Biblioteca Francisco de Sá de Miranda, em Amares, no próximo 21 de novembro.

Já em Dezembro, por iniciativa da Comissão Promotora da Homenagem a António Variações (2018-2021) será prestada uma singela homenagem no cemitério paroquial de Fiscal (Amares) e ocorrerá a publicação de vídeo, nas redes sociais, com a declamação de poema de António Variações.

Variações, a alegria da Nação

Num ano de pandemia, António Variações emerge “como a alegria da Nação, uma força positiva e um símbolo de mudança”, destaca a CPHAV.

A Comissão Promotora de Homenagem a António Variações (2018-2021) congratula o Presidente da República Portuguesa pelo agraciamento do cantor, cujas diligências tiveram início há ano e meio atrás, assim como Fabíola Lopes, Patrícia Ferreira e a Editorial Novembro pelo arrojo em publicar um livro, em tempos de mudança e de profunda reflexão do ser humano.

Comissão prossegue trabalhos em 2021

Face à pandemia de Covid-19 e aos trabalhos infindáveis associados à divulgação da vida e obra do poeta de Pilar, a Comissão Promotora de Homenagem a António Variações achou por bem alargar a sua missão até Dezembro de 2021.

Entre esses trabalhos, destaque para a criação de um roteiro literário-musical alusivo ao cantor nos concelhos de Amares e de Braga, a organização (em parceria com a Câmara Municipal de Amares) de um Festival de Piano, as diligências (com o conhecimento da Família) junto de autarquias, empresas e particulares para a construção de um Museu António Variações em Fiscal, o incentivo à interpretação de partituras das canções do cantor (por bandas filarmónicas – Banda Cabeceirense (Cabeceiras de Basto) , Banda Academia de Santa Cecília (Vila de São Romão – Serra da Estrela), Sociedade Musical e Recreativa Loriguense (Vila de Loriga – Serra da Estrela)) – e a inclusão do seu nome na toponímia do concelho de Braga.

 

Imagem:  Irmãs e irmãos de António Variações junto à obra Camões Variações, da artista plástica Rueffa (Mosteiro de Rendufe) – CPHAV

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.