Barcelos, juntamente com muitas outras cidades, celebra o Dia Internacional das Cidades Educadoras a 30 de novembro. Para comemorar o 30.º aniversário da Proclamação da Carta das Cidades Educadoras, sob o lema “30 anos a transformar cidades e pessoas, para um mundo melhor”, o Município de Barcelos, que integra a rede de Cidades Educadoras, vai dedicar todo o mês de novembro a esta temática publicando diariamente vídeos e mensagens na respetiva página do facebook.
O que são Cidades Educadoras?
O conceito das Cidades Educadoras tem permitido uma nova forma de ver e pensar a cidade, bem como a integração da necessidade de um esforço maior para criar, pela via da educação, da cultura e das políticas sociais, as condições e o ambiente perfeitos para o crescimento de cada um, num contexto de respeito por todos e num movimento contínuo de desenvolvimento articulado de toda a comunidade e de todo o território.
Dia Internacional destaca compromisso dos governos com a educação
O crescente envolvimento e participação da sociedade civil na vida pública da cidade e do concelho são a face visível duma mudança que se avoluma e que continuará a crescer em Barcelos, rumo à plenitude dos princípios da Carta das Cidades Educadoras.
O Dia Internacional das Cidades Educadoras é uma celebração internacional que tem como propósito criar consciência sobre a importância da Educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para destacar esta área como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.
A Carta das Cidades Educadoras é o documento fundador e roteiro deste movimento. A Associação Internacional das Cidades Educadoras abriu um processo participativo no qual todas as cidades associadas foram convidadas a dar o seu contributo. O processo culmina com a proclamação da nova Carta, que coincide com a celebração do 30.º aniversário.
**
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL