Esposende desenvolve, ao longo deste mês de novembro, uma campanha de apoio à esterilização de animais de companhia. A campanha encontra-se integrada no Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, lançado em 2018.
Com esta medida, hoje aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo, a Câmara Municipal de Esposende reforça a sua ação neste domínio, possibilitando que os detentores de animais, residentes no concelho, possam beneficiar destes apoios, que é 15,00 euros por gato, 35,00 euros por gata, 30,00 euros por cão, 55,00 euros por cadela.
Como beneficiar dos apoios à campanha de esterilização?
Para usufruir destes apoios os candidatos deverão apresentar, no Balcão de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal de Esposende ou para o e-mail veterinaria@cm-esposende.pt, até ao dia 27 de novembro, os seguintes documentos: formulário de candidatura, documento comprovativo da marcação animal com dispositivo de identificação eletrónica e da vacina antirrábica atualizada (DIAC); declaração de esterilização, ocorrida no período entre 1 agosto e 27 de novembro (inserida pelo Médico Veterinário responsável pelo animal); atestado de residência no concelho; e comprovativo de IBAN.
As candidaturas serão elegíveis com a apresentação de todos os documentos referidos e unicamente no período temporal estabelecido.
Esta campanha assume-se da maior relevância, na medida em que configura um importante apoio à comunidade que pretenda proceder à esterilização dos seus animais de companhia, constituindo uma medida essencial na redução do número de animais errantes, minimizando o flagelo do abandono. Uma medida iniciada no ano de 2020 e com o objetivo de permanecer, dando continuidade ao trabalho desenvolvido.
Concelho vai dispor de Centro de Recolha Oficial
A premência do combate ao abandono foi, de resto, há muito assumida pelo Município de Esposende. A par de outras ações, este vai avançar com a construção de um Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais. Refira-se que o Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal, engloba diversos eixos de intervenção tendo em vista a melhoria das condições de bem-estar animal e a sua integração na sociedade.
Imagem: Município de Esposende
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
Enquanto Órgão de Comunicação Social, a Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, e ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda efetuar uma assinatura de amigo, com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: envie-nos, por favor, o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento para efeitos fiscais.
*