Desenho | Urban Sketchers ‘riscam’ Património em Sever do Vouga

Desenho | Urban Sketchers ‘riscam’ Património em Sever do Vouga

Pub

 

 

 

No próximo Sábado, 26 de Setembro, Sever do Vouga vai ser palco da 7.ª edição de (a)Riscar o Património que, este ano, tem como tema para os encontros nacionais “Património e Educação”. Pela primeira vez Sever do Vouga irá participar nesta iniciativa, organizada pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em parceria com a Associação Urban Sketchers Portugal.

A actividade realizar-se-á no dia 26 de Setembro, Sábado – de acordo com o calendário das Jornadas Europeias do Património (JEP) que decorrem, em toda a Europa, entre 25 e 27 de Setembro.

Tendo em conta o tema, o Museu Municipal de Sever do Vouga seleccionou a freguesia de Rocas do Vouga para realizar a iniciativa.

Aqui encontra-se a única escola do tipo ‘Adães Bermudes’ existente no concelho, bem como foi onde funcionou o Centro de Educação e Trabalho D. Helena Quadros, da Fundação Bissaya Barreto, na Quinta do Linheiro.

Será nestes dois espaços que decorrerá a iniciativa, com a inovação de existirem duas diferentes modalidades de participação – presencial e à distância.

No primeiro caso, o Ponto de Encontro é o Museu Municipal de Sever do Vouga, seguidindo-se uma breve visita e posterior deslocação para Rocas do Vouga (cada participante deve assegurar o transporte). A atividade decorrerá entre as 10h00 e as 17h00, com almoço fornecido pela Junta de Freguesia de Rocas do Vouga. O encontro está limitado a 20 inscrições. No caso de haver mais de 10 inscritos, por questões de segurança, formar-se-ão dois grupos que desenharão nos dois locais de forma desencontrada. É obrigatório o uso de máscara. Anfitriões do encontro serão Pedro Nóbrega e Cristiana Simões.

Na modalidade à distância, que acontece, este ano, pretende-se fazer das fraquezas forças e aproveitar a fantástica energia criativa de todos os que, mesmo sem estarem presentes no local e reduzidos a um universo de quatro paredes e aos écrans de tablets, telemóveis ou computadores, nunca deixaram de desenhar. Os interessados são, por isso, convidados a desenhar o património escolar do concelho e no final a enviar os seus desenhos à organização.


A inscrição é gratuita. É obrigatório o uso de máscara, pedindo-se aos participantes que respeitem as medidas de segurança adequadas (manutenção de distanciamento físico,utilização dos seus materiais materiais, higienização das mãos, entre outras). A deslocação para o evento e entre os vários espaços fica à responsabilidade de cada participante. A deslocação para o evento e entre os vários espaços fica à responsabilidade de cada participante.

Exposição dos desenhos 

No final do encontro os participantes deverão enviar os desenhos para serem seleccionados para a exposição itinerante da iniciativa, e também para a exposição local em Sever do Vouga.

Assim, os participantes que digitalizem os seus desenhos para integrarem as exposições a realizar por parte da organização do (a)Riscar o Património e do Museu Municipal de Sever do Vouga, pelo que os Urban Sketchers de Aveiro aconselham, por exemplo, que se levem pranchetas e se desenhe em folhas soltas A4 ou A3. No caso desta comunidade, os desenhos devem também ser enviados devidamente identificados para [email protected].

Fontes: MM de Sever do Vouga e Aveiro Urban Sketchers; Imagens: 0) DGCP, 1) MMSVMMSV

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Arte

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.