Vigilância e assistência a banhistas prossegue durante as duas primeiras semanas de setembro em todas as zonas concessionadas ainda em funcionamento
Balnear | Esposende e Póvoa de Varzim prolongam época até 13 de setembro

Pub
A Agência Portuguesa do Ambiente/ARH do Norte, em consonância com os municípios costeiros, com a Autoridade Marítima e com os concessionários, entendeu que estão reunidas as condições para prolongar a época balnear até 13 de setembro. A decisão assegura a continuidade da vigilância e a assistência aos banhistas durante as duas primeiras semanas de setembro em todas as zonas concessionadas que se mantenham em funcionamento.
Assim, e no sentido de formalizar o prolongamento da presente época balnear para as águas costeiras e de transição identificadas para a região Norte, foi proposta a alteração à Portaria n.º 139-A/2020, de 12 de junho.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, adiantou hoje mesmo que o ministério por si dirigido “vai dizer sim” às autarquias que pretendam prolongar a época balnear.
Esta decisão foi possível graças ao empenho da APA, dos municípios, Autoridade Marítima e concessionários que tornam possível continuar a proporcionar praias seguras.
Segundo o Município da Póvoa de Varzim, este prolongamento, permitido pela Agência Portuguesa do Ambiente, vai ao encontro do proposto, logo na altura de preparação do começo da presente época balnear, pelo respetivo presidente da Câmara, Aires Pereira, que se prontificou a apoiar os concessionários de praia.
“Acarreta esforços adicionais para todos os concessionários, especialmente pelo seu caráter repentino e pela gestão dos constrangimentos já inerentes à época balnear por efeito da Covid-19. Por isso, o Município da Póvoa de Varzim decidiu assumir todos os custos com o dispositivo de vigilância das nossas praias”, referiu a autarquia em nota que emitiu sobre o assunto.
Matosinhos e Vila Nova de Gaia também já anunciaram idêntica decisão. É provável que outros municípios tomem idênticas decisões tendo em conta a abertura tardia da época de banhos 2020, por força da pandemia, e o prolongar do bom tempo e das férias de muitos cidadãos.
Fontes: Município de Esposende, Notícias ao Minuto, Município da Póvoa de Varzim; Imagem: Município de Esposende
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
About Author
Related Articles

Vila Nova de Famalicão
Ensino | Campus de Ensino Profissional e Artístico da Artave apoiado pelo Município de Famalicão

Competição destina-se a jovens fotógrafos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos
Fotografia | Braga promove concurso sobre Igualdade de Género

Verba adicional é superior a 1 milhão de euros anuais e está relacionada com a alteração do novo quadro de competências
Administração | Vila Verde reforça em cerca de 40% transferência de recursos financeiros para as freguesias

Nomes sonantes do jazz emparceiram com a Banda de Oliveira em festival de bom gosto
Música | Jazz ao Largo inunda Barcelos em Setembro
Write a Comment
Only registered users can comment.