Iniciativa prolongar-se-á até à próxima edição das Festas da Srª. da Agonia

Romar | Artistas de Viana do Castelo lançam ‘Des_romaria’ para invocar rainha das romarias

Romar | Artistas de Viana do Castelo lançam ‘Des_romaria’ para invocar rainha das romarias

Pub

 

 

Um coletivo de vianenses, amantes da sua cidade e da sua história, deparando-se com a impossibilidade de viver as Festas da Nossa Senhora d’Agonia, sentiu necessidade de dar o seu contributo para que todos os vianenses e visitantes do nosso concelho pudessem sentir menos esse impacto que a Covid-19 nos impõe.

Assim, foram convidados vários artistas que nasceram e ou habitam na nossa cidade para colaborarem connosco numa iniciativa que, pretendemos, se prolongue durante um ano, com iniciativas que invoquem a forma como cada um vê ou sente a romaria, como uma ode à Romaria das Romarias. A iniciativa conta com artistas da área da dança, da ilustração, da música, da pintura, entre outras e poderá ser acompanhada no sítio da internet Des Romaria ou nas respetivas redes sociais Facebook e Instagram.

É uma viagem alternativa que já se iniciou nas redes sociais com a divulgação de cartazes de autor, bem como a apresentação de alguns dos artistas que contribuem para a construção deste momento artístico de alusão à nossa etnografia.

A 20 de agosto é lançada uma fanzine (publicação feita pelo Coletivo com os trabalhos destes artistas entusiastas das festas) em formato digital, que surgirá também em formato impresso. A publicação repetir-se no dia 20 de cada mês.

“É uma forma de mostrar a todos que ninguém esquece as nossas festas, bem como o sentimento que temos pelo que é nosso, num movimento que é simultaneamente cívico e estético”, afirma o coletivo.

Acreditamos que o envolvimento da comunicação social será um excelente motor para que mais este contributo para a comemoração de uma Romaria atípica se edifique, como uma instalação, no coração de todos.

Este projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

 

Fonte e Imagem: Des_Romaria

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.