A pessoa
Paulo César Gonçalves jogou futebol juvenil mas um dia decidiu que o jogo não era para ele. Mantém a paixão pelo desporto-rei, mas o que ele adora mesmo é escrever e criar – e cria e escreve compulsivamente.
Apreciador consagrado de pudim e panados, o Paulo César Gonçalves é muito sindicalista e, por vezes, extremamente frontal nas críticas; fá-las dessa forma despretensiosa e honesta, com base na sua paixão pela cidade, no seu conhecimento e investigação, pela História, pelas tradições e pelas gentes.
É uma pessoa pura, vertical, boa e genuína, um apaixonado pela escrita e por Guimarães. É fã incondicional dos Beatles e Pink Floyd.
O trabalho e a criação
Estudou línguas na UTAD, na Universidade do Minho e na FLUL (Lisboa). Está neste momento a terminar um curso de estudos culturais.
Criou o Instituto Edgar Allan Poe, juntamente com o amigo Renato Pacheco. Esteve ligado à cerimónia de abertura da CEC2012 enquanto dramaturgo e fazendo trabalho de assessoria ao encenador e ao director artístico, tendo integrado muitos outros projectos nesse ano. Criou um centro artístico de comunidade, em Urgezes – A Vaca Negra.
Escreveu já vários livros, pregões, poemas, letras para músicas e várias peças para teatro. Concebeu guiões de animação para grandes eventos da cidade (Natal e Gualterianas) e numerosos artigos de opinião em jornais.
É reconhecidamente um grande objector em relação ao novo acordo ortográfico (obrigado, Paulo!).
É um autor prolífico de ideias, livros e projectos, que constantemente nos surpreende e continuará certamente a surpreender; muito haveremos ainda de ouvir falar acerca deste homem e do seu talento.
#talentomadeinguimaraes #paulocesargoncalves
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Fernando André Gonçalves, o escritor que habita o arquitecto