Mobilidade | Famalicão assegura serviços essenciais de transporte no concelho

Mobilidade | Famalicão assegura serviços essenciais de transporte no concelho

Pub

 

 

Os serviços de transporte público rodoviário em Vila Nova de Famalicão são assegurados por privados mas não vai ser por falta de um fluxo de utilizadores ótimo que o serviço vai deixar de estar disponível para a população. Reconhecendo a importância deste serviço público prestado por privados, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão socorreu-se do mecanismo legal que permite assegurar os serviços essenciais de transporte no concelho. A proposta foi aprovada na última reunião do executivo municipal.

Com a pandemia provocada pela Covid-19, as diferentes empresas de transporte público rodoviário que operam no concelho de Vila Nova de Famalicão viram-se obrigadas a suprimir de forma expressiva os horários das diferentes carreiras, em diversos casos de forma total, colocando em causa a oferta do serviço público.

Perante esta situação, a autarquia interveio para assegurar a continuidade deste serviço essencial, contando para isso com a comparticipação do PART  – Programa de Apoio à Redução Tarifária e o PROTransP – Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público.

Assim, até 31 de agosto, com a ajuda destes programas, a autarquia prevê investir cerca de 276 mil euros com os serviços essenciais de transporte no concelho.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “perante a situação de pandemia, as operadoras viram a procura reduzir substancialmente, no entanto, é obrigação do município assegurar os serviços mínimos à população, salvaguardando a continuidade deste serviço essencial, apoiando as empresas de transportes e dando respostas aos cidadãos”.


Fonte e Imagem: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.