Recuperar o ‘velho’, dando-lhe nova vida e novas funções

Comunidade | Gerações lança ‘Atelier de Reciclagem Criativa’

Comunidade | Gerações lança ‘Atelier de Reciclagem Criativa’

Pub

 

 

Transformar lixo em “arte” e em instrumentos de uso pedagógico quotidiano para a instituição foi sempre um dos sonhos da Associação Gerações. Este sonho de criação de um “Atelier de Reciclagem Criativa” ainda não está terminado, mas já foi dado um primeiro pequeno grande passo que consistiu na coragem de limpar e arrumar tudo o que era chamado “lixo” e “entulho”, dando-lhe a forma de arte. Este primeiro passo foi um trabalho coletivo de todas as colaboradoras da Gerações, num processo de “sonhos partilhados” que é simultaneamente sedutor e motivador.

As tarefas imediatas consistem em continuar a dar estes pequenos grandes passos, sendo agora importante que cada colaboradora assuma as suas responsabilidades na manutenção e dinamização deste espaço, mantendo-o limpo, asseado, arrumado e organizado. As tarefas globais são simples de executar: sempre que são retirados materiais para o desenvolvimento de uma qualquer atividade com as crianças, esses materiais devem regressar à sua prateleira de forma organizada e sempre que cheguem novos materiais devem ser acondicionados na sua secção.

O “Atelier de Reciclagem Criativa” funciona como uma espécie de “centro de recursos” alternativo da instituição que reaproveita e dá novos usos a uma grande variedade de materiais que, noutras circunstâncias, teriam como destino prioritário os contentores do lixo. Os equipamentos das salas são um verdadeiro campo de recrutamento de materiais e de criações várias que, depois das adaptações e alterações necessárias, podem servir de motivação e de recriação em futuras atividades.

No “Atelier de Reciclagem Criativa”, existe uma ordem na organização das estantes que todas as colaboradoras da instituição respeitam. Esta ordenação foi uma tarefa exigente e não foi aleatória, transformando este espaço num espaço de todas as salas e de todos os serviços da Associação Gerações. Os materiais que estão neste espaço deixaram de ser, como são frequentemente designados, de “materiais das educadoras”, passando a ser materiais que alimentam também a vida quotidiana de toda a instituição.

Recriar tudo aquilo que, muitas vezes, é considerado como “velho”, dando-lhe uma nova vida e novas funções, recuperar com arte objetos e materiais que voltam a tornar-se atrativos e com um valor lúdico inestimável e reciclar aquilo que já não presta, devolvendo-lhe as funções iniciais ou outras funções alternativas são os grandes objetivos do “Atelier de Reciclagem Criativa” que está em construção permanente na Associação Gerações.

 

Fonte e Imagem: Gerações

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.