Como forma de assinalar o Dia Nacional da Conservação da Natureza, que se comemora a 28 de julho, a Esposende Ambiente, através do Centro de Educação Ambiental, convida a comunidade em geral a celebrar o património natural local. O desafio passa por retratar o património natural identitário do concelho de Esposende.
A iniciativa está associada ao programa “Dia a Dia Pense Verde Todo o Ano” e insere-se no programa de atividades da Bandeira Azul para a presente época balnear, que, devido às contingências decorrentes da pandemia, privilegia as iniciativas digitais.
O desafio apela à criatividade e originalidade dos participantes, que através do telemóvel, e sem esquecer as medidas de distanciamento social e as recomendações da DGS, deverão captar o património natural e mostrar por que motivo Esposende é um verdadeiro Privilégio da Natureza.
As fotografias, preferencialmente tiradas na atualidade, devem retratar paisagens, espaços naturais e/ou espécies existentes no território concelhio. É expressamente proibido a retirada de espécimes do seu ambiente natural para a realização das fotografias.
O envio das fotografias deve ser efetuado através do email cea@esposendeambiente.pt, até ao dia 27 de julho, referindo o nome do participante, a idade, a identificação do local onde foi tirada a fotografia e a autorização para a divulgação da mesma. As fotografias serão divulgadas no site da Esposende Ambiente e no Blogue do CEA, a partir do dia 28 de julho.
O Dia Nacional da Conservação da Natureza pretende homenagear o movimento associativo de defesa do ambiente e criar um momento anual de reflexão sobre a situação do estado de conservação da natureza em Portugal e no Mundo.
Portugal possui uma grande diversidade de paisagens, um importante património geológico e uma elevada diversidade de espécies e ecossistemas. Todo este património natural, presente num território profundamente moldado pela presença e a atividade humana desde há séculos, constitui um fator diferenciador, valorizador e de afirmação da identidade do país.
Fonte e Imagens: Município de Esposende
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.
*