Ensino | Esposende passa a beneficiar famílias com oferta suplementar das Fichas de atividades de Inglês

Ensino | Esposende passa a beneficiar famílias com oferta suplementar das Fichas de atividades de Inglês

Pub

 

 

No ano letivo 2020-2021, como apoio extraordinário às famílias devido ao impacto económico-social da pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal de Esposende vai oferecer também o livro de Fichas de Inglês a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho com esta área no currículo obrigatório, mantendo a oferta dos manuais de fichas de atividades de Português, Matemática e Estudo do Meio. A medida foi aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo, correspondendo a um investimento global previsível de 52.500 euros.

Cheque-livro deve ser levantado nos agrupamentos de escolas

A materialização desta medida concretiza-se através da entrega de um cheque-livro às famílias, que estará disponível a partir de 24 de agosto nas sedes dos Agrupamentos de Escolas, com o qual poderão levantar, exclusivamente em papelarias do concelho de Esposende, os manuais de fichas de atividades. Por esta via, o alcance da medida ultrapassa o âmbito social na medida em que promove, também, o desenvolvimento económico do concelho, dado que a aquisição dos livros terá que ser feita, obrigatoriamente, nas empresas locais que se disponibilizaram para proceder à sua venda, e que, também, sofrem o impacto económico e as contingências da pandemia.

Esta medida contempla também a possibilidade de reembolso às famílias que adquiram diretamente os manuais de fichas de atividades, mediante preenchimento de requerimento e apresentação de comprovativo de compra.

Contribuir para maior equidade social

“Ao longo dos anos, o Município tem assumido um inequívoco apoio à Educação, nomeadamente às escolas, aos alunos e às respetivas famílias”, refere Benjamim Pereira, o presidente da Câmara Municipal esposendense, sublinhando que, “no âmbito da Ação Social Escolar, para além do cumprimento das atribuições que legalmente nos estão adstritas, a Câmara Municipal tem assegurado alguns apoios suplementares, no sentido de contribuir para uma maior equidade social no acesso a uma Educação de qualidade para todos, complementando, assim, com a sua ação, as medidas assumidas pelo Ministério da Educação”.

Recorde-se que, após a decisão governamental de oferta de manuais escolares até ao Ensino Secundário, o Município de Esposende substituiu, no ano letivo 2018-2019, a oferta dos manuais escolares ao 1.º Ciclo – apoio que mantinha desde o ano letivo 2014-2015 – pela oferta das fichas de atividades, garantindo este apoio às famílias.

O Município de Esposende considera, por isso, que tem assumido, assim, um inequívoco apoio à Educação, nomeadamente às escolas, aos alunos e respetivas famílias, dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, designadamente no que concerne aos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Género, ODS 10 – Reduzir as desigualdades e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

 

Fonte e Imagem: Município de Esposende

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.