A pessoa
Ao olhar-se para o Daniel Kickflip poderíamos pensar que estamos na presença de um “duro”. Nada mais longe da realidade. É, na verdade, uma pessoa sensível e um coração de manteiga (daqueles que se derretem mesmo). Afável e simpático, com um belo sentido de humor e de sorriso fácil, que gosta das coisas simples e boas da vida.
Excelente profissional, cuidadoso e estudioso, o Kickflip possui um talento fora do vulgar para o desenho surrealista e para o mundo das tatuagens.
O trabalho e a criação
O Daniel Kickflip terminou o curso secundário de Artes, na Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães, e desde cedo mostrou uma aptidão fora do comum para o desenho.
Entretanto esteve na tropa e foi lá que conheceu um colega que lhe mostrou o mundo tradicional da tatuagem, mais propriamente o “rockabilly”. Foi nesse momento que surgiu a paixão por essa arte e que decidiu ser tatuador. Mesmo existindo algumas (poucas) escolas, o método mais comum de aprendizagem é… fazendo, sendo tatuado, aprendendo e tirando dúvidas com pessoas que são experientes na área. Dada a originalidade dos seus desenhos, cedo se fez notar e não tardou em abrir a sua primeira loja, em 2008: “Anti Hero Studio”.
Passado algum tempo e experiência, o Kickflip acaba por encontrar o estilo que o define: uma mescla de surrealismo e blackwork, sendo o seu trabalho actualmente reconhecido muito para além-fronteiras e tendo o incrível número de 152.000 seguidores no Instagram.
Começou a ser convidado para convenções, para tatuar em lojas de renome e a escrever artigos em revistas nacionais e internacionais ligadas ao mundo da tatuagem. O Daniel Kickflip já pensou em dar formação, mas… acha que ainda tem muito que aprender e também não tem muita paciência.
Enquanto desenhador notável e com um estilo muito próprio, continua a fazer trabalhos e exposições esporádicas, fazendo e vendendo algumas serigrafias e prints de edições limitadas. Nunca me esquece quando, um dia, em 15 minutos, o Kickflip fez um conjunto de desenhos enchendo folhas sobre uma única ideia que eu lhe tinha dado; é mesmo impressionante a rapidez e forma como desenha: o traço e as ideias são de facto únicas.
Fez e faz projectos de design e ilustração para livros, tanto para privados como para organizações (Faculdade de Letras do Porto, etc…) sem, no entanto, fazer a parte de vectorização (só gosta da parte criativa do acto de desenhar).
Em 2012 junta à sua equipa de trabalho o João Vieira e abre a Golden Hart Tatoo Club, passando em 2018 para estúdio privado mas mantendo o nome. Está neste momento a tratar da adesão à Associação Portuguesa de Tatuadores e Bodypiercers.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: DK
#talentomadeinguimaraes #danielkickflip
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.