É com uma adaptação de Oliver Twist de Charles Dickens que o Baú dos Segredos comemora o seu décimo terceiro aniversário. Este atelier de teatro produzido pela Casa das Artes de Famalicão é dirigido pelo encenador João Regueiras e culmina agora mais uma época letiva com a apresentação dos resultados finais a 2, 3 e 4 de julho. Os ateliês Baú dos Segredos destinam-se a crianças e jovens, dos 8 aos 18 anos e decorrem entre outubro e julho de cada ano.
Miséria com final…
‘Inglaterra séc. XIX. Era vitoriana.
Oliver Twist veio ao mundo, numa noite fria e tempestuosa, na workhouse de Mudfog, destino de órfãos e crianças abandonadas.
A sua jovem mãe morreu no parto, e o pai, um desconhecido, nunca o procurou.
O menino cresceu na Workhouse onde trabalhou, como os outros órfãos, para pagar o seu sustento.
Passou por todo tipo de privações. Fruto dos mal-tratos a que é sujeito, acaba por fugir e vai tentar a sua sorte nas ruas de Londres. Ali, conhece Fagin e o seu bando de crianças, especialistas na “arte de roubar”.’
Este é o início de uma das mais comoventes narrativas de sempre, cheia de desafios e reviravoltas.
‘Oliver começa a fazer parte daquele mundo sórdido, mas nem imagina que, no meio de tamanha confusão, o seu destino vai ao encontro do mistério do seu nascimento.’
Que reserva o futuro a Oliver Twist, afinal?
Resposta a descobrir no palco do grande auditório da Casa das Artes de Famalicão.
Ficha técnica
ADAPTAÇÃO, ENCENAÇÃO E CENOGRAFIA
João Regueiras
ELENCO
Alunos das classes A e B do Baú dos Segredos
ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO
Débora Lopes, Ana J. Regueiras, Tiago Regueiras e Inês Villadelprat
DIRECÇÃO MUSICAL
Rui Mesquita
PRTICIPAÇÃO ESPECIAL
Maria Gil Alves, Ema Costa, Lara Domingues,
Mariana Rodrigues, Ana Carolina Carvalho,
Beatriz Macedo, Joana Pinheiro, Maria Dias e
Sara Faria
FIGURINOS & CARACTERIZAÇÃO
Cármen Regueiras e Emília Silva
LUZ & SOM
Equipa Técnica da Casa das Artes de Famalicão
PRODUÇÃO
João Regueiras e Casa das Artes
APOIO E COLABORAÇÃO
Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco
AGRADECIMENTOS:
Kilo’s Moda Tecidos
Álvaro Santos
Câmara Municipal de V.N. de Famalicão
Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco
Famílias dos Participantes
Já mexe!
Publicado por Baú dos Segredos da Casa das Artes em Segunda-feira, 30 de setembro de 2019
Fonte e Imagens: BdS
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.
*