‘Olaria do Norte de Portugal’ no Museu de Olaria de Barcelos

‘Olaria do Norte de Portugal’ no Museu de Olaria de Barcelos

Pub

 

 

‘Olaria do Norte de Portugal’ é a mostra de artesanato que o Museu de Olaria de Barcelos dá a conhecer em exposição patente ao público. Trata-se de uma coleção de olaria composta de belas peças de louça utilitária oriunda dos mais importantes centros oleiros do Norte de Portugal e que era destinada aos usos domésticos mais comuns. A mostra poderá ser visitada até 31 de janeiro de 2021.

A cerâmica, fabrico de peças de barro, é uma das mais antigas atividades humanas. Desde sempre e até praticamente ao presente histórico resultado de produção artesanal, tem mantido inalteradas, através dos tempos, grande parte das suas características.

O trabalho nas olarias é praticamente transversal a todo o território português e é agora revisitado no Museu de Olaria de Barcelos. Como bem realçou o escritor Ramalho Ortigão: “Nenhum outro povo sabe tornear na roda de oleiro com mais esbelteza e mais puro aticismo o pote ou a bilha de barro, a púcura, o gomile, o pichel, de Coimbra, de Prado, de Mafra, de Redondo, de Loulé”.

Esta exposição ‘Olaria do Norte de Portugal’ é composta de peças de louça utilitária pertencentes aos mais importantes centros oleiros do norte de Portugal. Este tipo de loiça apresentado respeita à olaria destinada aos usos domésticos mais comuns e dava resposta às necessidades familiares. Aqui se encontram, portanto, peças de louça preta, louça vermelha fosca e louça vidrada de Parada de Gatim, Barcelos, Guimarães, Bisalhães, Vilar de Nantes, Selhariz, Pinela, Felgar e Gondar. Outrora utilizada em todas as casas portuguesas, a louça utilitária começou a cair em desuso a partir da década de setenta do século passado, em detrimento dos utensílios de plástico e de metal.

olaria do norte de portugal - artesanato - museu de olaria - barcelos - centros oleiros - cerâmica

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - jornal diário digital generalista de âmbito regional

Imagens: Museu de Olaria de Barcelos

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Poderá ainda visitar os nossos anunciantes.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Barcelos, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.