Carina Albuquerque, violoncelista de excelência com inteligência musical e sensibilidade artística fora de série

 

 

A pessoa

Tive a sorte de trabalhar com a Carina algumas vezes e é sempre um prazer. Pessoa correcta, ponderada, cheia de calma e boa vontade, com um sorriso fácil.

Violoncelista de excelência, é duma inteligência musical e sensibilidade artística fora de série. Toca com uma afinação e um sentido de dinâmica tão aprimorados que fazem dela uma das minhas instrumentistas preferidas.

O trabalho e a criação

A Carina tem um currículo que fala por ela. Estudou na Guildhall School of Music and Drama, tendo obtido o grau de Bachelor of Music, o Master’s Degree in Music, o Post-Graduate Diploma com ‘Distinção’ e o Master’s in Music Performance (Música de Câmara) – Guildhall Artist (2007). Foi-lhe ainda atribuída uma “Fellowship” pela GSMD.

É professora de Violoncelo no Conservatório de Guimarães e lecciona frequentemente Masterclasses e formações noutros conservatórios e academias.

Foi galardoada com diversos prémios, tais como: 1º prémio no North London Music Festival, 2º prémio no concurso Prémio Jovens Músicos da RDP, Wolfson Foundation Award, 2º prémio no Concurso Internacional de Instrumentos de Arco Júlio Cardona, 2º prémio no concurso Parnaso, bolsa de estudos pela Leverhulme Trust’ e pela Vasconcellos Award.

Tocou e gravou com inúmeros artistas, nacionais e internacionais, apresentando-se regularmente em recitais a solo e de música de câmara em importantes salas de concerto em Inglaterra, Holanda, Portugal, Itália, França e Grécia.

Pertenceu e pertence a várias orquestras e grupos de câmara, mas não é só na música erudita que a Carina gosta de estar, explorando outros mundos musicais.

Gravou recentemente com Carminho e Carolina Deslandes e esteve na Capital Europeia da Cultura de Malta integrando o MODs Collective – com Samuel Martins Coelho e outros músicos – num projecto fantástico que visa a improvisação de música para cinema, em tempo real.

#talentomadeinguimaraes #carinaalbuquerque #violoncelo

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Deixe um comentário