Talento Made in Guimarães

Carina Albuquerque, violoncelista de excelência com inteligência musical e sensibilidade artística fora de série

Carina Albuquerque, violoncelista de excelência com inteligência musical e sensibilidade artística fora de série

Pub

 

 

A pessoa

Tive a sorte de trabalhar com a Carina algumas vezes e é sempre um prazer. Pessoa correcta, ponderada, cheia de calma e boa vontade, com um sorriso fácil.

Violoncelista de excelência, é duma inteligência musical e sensibilidade artística fora de série. Toca com uma afinação e um sentido de dinâmica tão aprimorados que fazem dela uma das minhas instrumentistas preferidas.

O trabalho e a criação

A Carina tem um currículo que fala por ela. Estudou na Guildhall School of Music and Drama, tendo obtido o grau de Bachelor of Music, o Master’s Degree in Music, o Post-Graduate Diploma com ‘Distinção’ e o Master’s in Music Performance (Música de Câmara) – Guildhall Artist (2007). Foi-lhe ainda atribuída uma “Fellowship” pela GSMD.

É professora de Violoncelo no Conservatório de Guimarães e lecciona frequentemente Masterclasses e formações noutros conservatórios e academias.

Foi galardoada com diversos prémios, tais como: 1º prémio no North London Music Festival, 2º prémio no concurso Prémio Jovens Músicos da RDP, Wolfson Foundation Award, 2º prémio no Concurso Internacional de Instrumentos de Arco Júlio Cardona, 2º prémio no concurso Parnaso, bolsa de estudos pela Leverhulme Trust’ e pela Vasconcellos Award.

Tocou e gravou com inúmeros artistas, nacionais e internacionais, apresentando-se regularmente em recitais a solo e de música de câmara em importantes salas de concerto em Inglaterra, Holanda, Portugal, Itália, França e Grécia.

Pertenceu e pertence a várias orquestras e grupos de câmara, mas não é só na música erudita que a Carina gosta de estar, explorando outros mundos musicais.

Gravou recentemente com Carminho e Carolina Deslandes e esteve na Capital Europeia da Cultura de Malta integrando o MODs Collective – com Samuel Martins Coelho e outros músicos – num projecto fantástico que visa a improvisação de música para cinema, em tempo real.

#talentomadeinguimaraes #carinaalbuquerque #violoncelo

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Cultura, Sociedade

About Author

Tiago Simães

Tiago Simães é natural de Guimarães, onde nasceu em 1980. Após frequentar o Conservatório Regional de Guimarães e a Academia Valentim Moreira de Sá, ingressa na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto, onde se graduou em Formação Musical Específica. Em Itália e Portugal, Estuda Regência Coral, Piano e Composição e Música - Teoria e Pedagogia, na Universidade de Aveiro. Tem participado em inúmeros projectos como artista integrante ou convidado, concertista ou maestro, a solo ou ensemble, tendo-se apresentado em diferentes palcos nacionais e internacionais e em vários estilos musicais e artísticos Lecciona Formação Musical e Classes de Conjunto no Conservatório de Música de Felgueiras desde 2005, tendo aí sido Director Pedagógico. Entre 2009 e 2014 exerce o cargo de Coordenador da Licenciatura em Educação Musical, no Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas – Pólo de Felgueiras. Foi Director Artístico e Programador da Associação Círculo de Arte e Recreio, entre 2009 e 2013. Colaborou activamente na organização e execução do evento Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, tendo sido convidado a integrar o Projecto da Área de Comunidade “Outra Voz” como Regente Coral. Compõe o tema sinfónico “Guimarães 2012 – Obra para Orquestra e Coro” interpretado pela FOE sob a direção de Rui Massena. Foi ainda membro da Direcção do Projecto Tempos Cruzados. Enquanto membro directivo da Associação Convívio - entre 2011 e 2013 – é co-fundador e criador da Escola de Jazz do Convívio (Outubro de 2012), da qual foi docente e Director Pedagógico. É fundador do festival “O Verão é Jazz!”. Em 2013 cria o B-JAZZ: Convívio Jazz Choir, do qual é Maestro e Director Artístico até ao presente.. Colabora activamente com inúmeros projectos musicais de todas as áreas, enquanto produtor, músico de estúdio ou/e performer (Let the Jam Roll, José Malhoa, Azeitonas, etc...). É co-responsável pela componente musical do Festival Guimarães Noc Noc. Foi membro da Direcção Executiva e Coordenador do FMRG (Festival de Música Religiosa de Guimarães) desde a sua fundação até 2017 e exerceu as funções de coordenador do FIGG (Festival Internacional de Guitarra de Guimarães) entre 2016 e 2018. Foi co-regente e membro do projecto. Exerceu as funções de co-gestor e programador do São Mamede Centro de Artes e Espectáculos, Director Musical do espectáulo “Humanário Paralelamente à carreira de músico e pedagogo, é empresário, nomeadamente da MVJ e da Relógio de Ideias Produções. É programador do evento anual “Os Clássicos vão ao Interior”, divulgando música erudita pelo interior remoto. Escreve regularmente textos, crónicas e artigos de opinião para vários suportes e sobre os mais variados temas. Lançou o seu primeiro livro “Todos os dias ou não” em Março de 2020 pela Editora Astronauta e está previsto o lançamento do segundo ainda durante o mesmo ano.

Write a Comment

Only registered users can comment.