no poupar está o ganho - escolas - 1º ciclo - 2º ciclo - literacia financeira - fundação antónio cupertino de miranda - porto

Final de ‘No Poupar Está o Ganho’ conta com escolas de Barcelos

 

 

Está prestes a acontecer – a 19 de junho, pelas 17h00 – mais uma final do Concurso “No Poupar Está o Ganho“, iniciativa que visa promover a literacia financeira junto de crianças e jovens do 1º e 2º ciclos de ensino e na qual participam várias escolas do concelho de Barcelos,. Desta feita, trata-se da 10ª final do Concurso promovido pela Fundação António Cupertino de Miranda. Numa altura em que as aulas presenciais do 1º e 2º ciclos continuam suspensas e as atividades letivas são realizadas em casa por força da pandemia, a final do projeto será também realizada através do Facebook, em emissão online dedicada a todas as escolas participantes no projeto.

Final de ‘No Poupar está o Ganho’ conta com a presença do Presidente da República

A sessão do dia 19 de junho, onde serão apresentados os trabalhos finais da 10ª edição do Concurso “No Poupar Está o Ganho”, contará com a participação especial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e dos muitos alunos e suas famílias que estarão presentes por via digital.

Na sessão ficarão a ser conhecidos os vencedores do Concurso escolhidos pelo Júri nas categorias de:

– Melhor trabalho do 1º ciclo
– Melhor trabalho do 2º Ciclo
– Melhor trabalho do 3º Ciclo
– Melhor trabalho do Ensino Secundário

O Município de Barcelos reconhecendo a importância da formação financeira desde o ensino pré-escolar ao ensino básico e secundário, apoia a iniciativa pois cada vez mais o Município assume o princípio da “Cidade Educadora”, com o objetivo permanente de fazer aprender, permitir a troca de experiências e a partilha de conhecimento.

“No Poupar Está o Ganho” vai de encontro aos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e Ciência, contribuindo de forma efetiva para a promoção da literacia financeira.

Organizado desde 2010, o projeto “No Poupar Está o Ganho” tem crescido de ano para ano, de forma sustentada, contando com uma adesão cada vez maior por parte dos professores e dos alunos.

final - no poupar está o gabo - concurso - literacia financeira - barcelos - porto - fundação antónio cupertino de miranda - 1º ciclo - 2º ciclo - finanças pessoais

Literacia financeira: a brincar se aprende a ganhar

Qualquer lição de educação financeira é muito mais eficaz se for prática.

Quando ingressam no projeto “No Poupar Está o Ganho” todos os alunos recebem um manual com várias propostas de atividades e com todos os conceitos que abordam ao longo do ano letivo.

Costuma desenvolver estes jogos com as suas crianças?

É importante incentivar as crianças a brincar a jogos de faz de conta, que envolvam simulação de situações de compra e venda onde, por exemplo, elas criem os seus próprios “negócios” (uma mercearia, uma padaria um cabeleireiro), a jogar o ‘Monopólio’. Perceberão, assim, facilmente que ‘no poupar está [mesmo] o ganho’.

A brincar aprendem a contar o dinheiro que têm, a dar trocos e a saber geri-lo. Quando as crianças sentem o “dinheiro“ nas suas mãos e o sentem a mudar de mãos, percebem que o dinheiro é algo muito real, mesmo sendo dinheiro de brincar.

A experiência tátil de movimentar o dinheiro entre os dedos faz com que os conceitos financeiros permaneçam mais facilmente.

final - no poupar está o gabo - concurso - literacia financeira - barcelos - porto - fundação antónio cupertino de miranda - 1º ciclo - 2º ciclo - finanças pessoais

‘No Poupar Está o Ganho’ deu medalha a alunos de Gondifelos

 

Poesia sem fim n’ ‘A Menina dos Livros’ de Sam Winston e Oliver Jeffers

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - notícias - informação - jornal - diário digital generalista de âmbito regional

escola profissional cior - vila nova de famalicão

Imagens: FACM

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário