‘As obras e a vivacidade do Concelho estão a aumentar e os impostos a diminuir’

Finanças | Vizela reduz dívida em quase dois milhões e meio de euros

Finanças | Vizela reduz dívida em quase dois milhões e meio de euros

Pub

 

Na reunião de Câmara do passado dia 9 de junho de 2020 foi aprovada a Prestação de Contas do Município de Vizela relativa ao ano 2019, da qual resulta a clara redução de 2 milhões e 396 mil euros à dívida da Autarquia.

Quando o atual Executivo Municipal, liderado por Victor Hugo Salgado, assumiu funções, em outubro de 2017, a dívida do Município de Vizela era de 13 milhões e 629 mil euros, sendo que, no final do ano passado, era de 11 milhões e 233 mil euros.

Neste sentido, “é claramente manifesto que o desempenho financeiro da Autarquia, ao longo destes últimos 2 anos foi bastante positivo, verificando-se, em simultâneo, um forte investimento municipal nas mais variadas áreas, a redução dos impostos municipais e, ao mesmo tempo e ao contrário do que muitos querem fazer crer, uma redução da dívida”, destaca a autarquia em nota emitida sobre os resultados orçamentais do ano transato.

“Em comparação com o passado, é possível aferir 3 grandes diferenças diametralmente opostas. No passado, havia cada vez mais dívida, cada vez menos obra e os impostos estavam no máximo. Pelo contrário, no presente, a dívida está a diminuir, as obras e a vivacidade do Concelho a aumentar e os impostos a diminuir.

A Prestação de Contas, agora, aprovada permite, não só, perceber o desempenho financeiro da Autarquia, mas, também, um conjunto de alterações que têm vindo a ser introduzidas no quotidiano dos Vizelenses”, reforça o município evidenciando uma lista de investimentos efetuados conforme segue:

  • Investimento no poder local, através da duplicação das verbas atribuídas às Juntas de Freguesia e do reforço financeiro suplementar para projetos específicos;
  • Investimento na higiene urbana, através da aquisição de meios, designadamente um camião cisterna e uma varredora, e da instalação de contentores enterrados;
  • Investimento no desporto, mediante a construção de campos sintéticos e a redefinição das regras de financiamento das instituições desportivas;
  • Investimento na área social, através do Cheque Bebé, da triplicação das bolsas de estudo, do apoio à construção da nova creche da Santa Casa da Misericórdia e da aquisição do Instituto Silva Monteiro. Implementação de verdadeiras medidas de envelhecimento ativo, desde logo, a Praia Sénior, a renovação do Esp@ço Internet 60 + e Passeio Sénior à Quinta da Malafaia;
  • Investimento na Proteção Civil, com a aquisição de uma viatura de apoio, equipamentos e a constituição de um piquete permanente;
  • Investimento na Proteção Animal, através da contratação de um médico veterinário, da aquisição de uma viatura, da compra de meios de recolha de animais e da construção de um abrigo provisório, para além da aquisição permanente e constante de alimentação e medicação para os animais recolhidos;
  • Investimento nas obras municipais, com a recuperação da “Rua da Rainha”, da Rua das Termas, da transversal de ligação do Fórum Vizela à “Rua da Rainha”, da Escola Secundária de Vizela, do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária;
  • Investimento na qualidade dos serviços municipais, com a criação do Arquivo Municipal e do Edifício Social, a recuperação do Balcão Único e a reorganização da Loja do Turismo;
  • Investimento na identidade do Concelho com construção de um Monumento ao Povo de Vizela e a homenagem a vários Vizelenses;
  • Investimento na cultura, com a valorização das nossas referências, designadamente através da criação da Feira do Bolinhol, das comemorações do 25 de Abril e da valorização de outros estilos culturais, como o Fado e o Jazz, sem nunca esquecer as atuações conjuntas da Sociedade Filarmónica com artistas de renome nacional;
  • Investimento no turismo, com a candidatura do Bolinhol às “Sete Maravilhas Doces de Portugal”, a participação em feiras nacionais e internacionais e a consolidação da presença de Vizela no Turismo Digital, nomeadamente com a aplicação Vizela – Realidade Aumentada, um novo website e a produção vários vídeos que potenciam a promoção do património histórico e cultural existente no território vizelense.

O Executivo Municipal vizelense considera, por isso, estarem “a ser lançadas as bases para uma Vizela com mais futuro, assegurada por um projeto pluralista e abrangente, capaz de garantir a estabilidade e o desenvolvimento sustentado de Vizela e reafirmando o ideal autonómico questionado por muitos num passado bem recente”.

 

Fonte e Imagem: Município de Vizela

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.