Talento Made in Guimarães | Sofia Ribeiro

 

 

A pessoa

Desde pequenina que a Sofia Ribeiro se destaca pelo seu talento para as artes. Fosse a cantar, a dançar, a pintar ou enquanto música/instrumentista, sempre teve vontade de aprender e explorar o lado artístico e “fora-da-caixa” das coisas. Toda a arte a desperta e é uma curiosa insaciável no que diz respeito à estética e ao conhecimento de novas abordagens. Não gosta que o seu talento artístico seja reconhecido por ser (muito) bonita e faz questão de mostrar e provar que é muito mais do que isso, desdobrando-se em múltiplos e pluridisciplinares talentos.

É uma pessoa muito inteligente, boa e “cool”, sempre disposta a participar e ajudar, quando pode; não atura demagogias, faltas de respeito ou de consideração. Sabe o seu valor. Parece tímida mas não é; por detrás da fragilidade aparente vive um poço de força, muito carácter e vontade.

O trabalho e a criação

O grande “boom” da Sofia deu-se sem dúvida com o projecto “Lince” que a transportou para um merecido reconhecimento nacional.

Antes disso, participou em várias bandas (de destacar os “We Trust” e “There must be a place”), estudou na Faculdade de Belas Artes do Porto (obrigado pelo quadro que me ofereceste em 2007, Sofia, e por me teres emprestado o carro nesse mesmo dia) e aprendeu desde criança ballet clássico, dança contemporânea, canto, piano, etc…

Mais tarde, de forma autodidacta começou a explorar outros instrumentos (sintetizadores, guitarra, etc), timbres e recursos electrónicos de composição e produção.

É uma artista completa que adora e explora a pluridisciplinaridade do seu trabalho (por exemplo, é ela que faz toda a parte gráfica e design visual dos seus trabalhos). O futuro é luminoso e certamente a Sofia vai continuar a surpreender-nos sempre com os seus infindáveis talentos.

#talentomadeinguimaraes #sofiaribeiro

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Deixe um comentário