Iniciaram as obras municipais de requalificação do Largo Dr. José Novais, mais conhecido por antigo Largo dos Bombeiros, dada a existência do respetivo quartel naquele lugar, orçadas em 331.472,60€, sendo comparticipadas em 265.795,00€ pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
A obra tem um prazo de execução de 180 dias, intervém numa área de 2.070 metros quadrados que tem uma relação direta com a Torre Medieval de Cimo de Vila – monumento nacional classificado em 1926 -, a Biblioteca Municipal e o Posto de Turismo e uma continuidade espacial e urbana com a Rua D. António Barroso, Largo da Porta Nova e Avenida da Liberdade.
A intervenção vai transformar o Largo “num espaço destinado à realização de eventos de cariz cultural e recreativo, assente numa perspetiva de valorização e dignificação” enquanto espaço pedonal, sendo criadas duas plataformas de cota desniveladas, que organizarão o espaço.
Serão também criadas duas zonas verdes, uma delas para a realização de eventos ao ar livre – tipo biblioteca de jardim -, com bancos bebedouro e proporcionar melhores condições aos turistas e peregrinos nas visitas ao Posto de Turismo.
O pavimento de betuminoso será removido e o local será equipado com mobiliário urbano e iluminação adequados, pavimentado com lajedo de granito, drenagem de águas pluviais e residuais e abastecimento de água.
Uma vez que o Largo Dr. José Novais passará a destinar-se sobretudo à circulação pedonal, o acesso automóvel será condicionado.
Esta intervenção insere-se na estratégica municipal de requalificação dos espaços urbanos e equipamentos públicos, no âmbito das prioridades de investimento do PEDU do Município de Barcelos para a regeneração urbana (PI 6.5), e onde se incluem outras obras a iniciar em breve.
Imagens: Município de Barcelos
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.
*