Serviço ajustado aos horários escolares nas freguesias de Alvarelhos, Guifões e Muro

Mobilidade | Trofa providencia transporte público gratuito em substituição de operadora privada

Mobilidade | Trofa providencia transporte público gratuito em substituição de operadora privada

Pub

 

 

Na próxima segunda-feira, 18 de maio, a Trofa inaugura um novo serviço destinado a colmatar a ausência de carreiras de transportes públicos nas freguesias de Alvarelhos, Guidões e parte da freguesia do Muro, garantindo o funcionamento ajustado aos horários escolares.

Numa altura em que muitos setores retomam o seu funcionamento e muitos alunos regressam à escola, a Câmara Municipal da Trofa decidiu avançar com duas “linhas de reforço de transportes locais”.  Assim, a partir da próxima segunda-feira, a Autarquia vai disponibilizar gratuitamente autocarros, que farão os percursos Muro > Interface|Estação Ferroviária da Trofa (e percurso contrário) e Alvarelhos/Guidões > Interface|Estação Ferroviária da Trofa (e percurso contrário).

“Com a diminuição de passageiros nas freguesias de Alvarelhos, Guidões e parte da freguesia do Muro, devido à pandemia e ao encerramento das escolas, as empresas privadas que faziam as carreiras de transportes públicos nestas zonas deixaram de operar, por considerarem que este serviço deixou de ser economicamente vantajoso. Esta decisão unilateral e injusta, fez com que a população destas freguesias ficasse sem forma de se poder deslocar, seja para ir às compras, para ir trabalhar ou agora para ir para a escola”, explica Sérgio Humberto, o presidente da Câmara Municipal trofense.

Para suprir esta grave carência, o Município da Trofa vai assegurar dois trajetos de transportes públicos, que irão decorrer de forma ajustada aos horários escolares, permitindo o transporte dos jovens que regressam à escola a partir de segunda-feira, em particular, mas servindo também toda a população daquelas freguesias.

“Esta é uma valência que se assume como um verdadeiro serviço público, fundamental para dar resposta às necessidades de deslocação dos munícipes destas freguesias, que se vêm atualmente confrontados com a ausência total de transportes públicos. A Câmara Municipal não podia ficar indiferente a esta questão, que lesou gravemente a mobilidade dos habitantes destas três freguesias, numa altura em que tantos alunos regressam à escola”, acrescenta o autarca.

Este novo serviço, gratuito, pode ser utilizado por todos os munícipes, que devem, obrigatoriamente, respeitar as normas de segurança e higiene obrigatórias para todos os transportes públicos. Os utilizadores deverão ter, por isso, em conta a obrigatoriedade do uso de máscara, desinfeção de mãos à entrada e à saída do autocarro, respeito pelo distanciamento social aconselhado e respeito pelo limite máximo de 2/3 da lotação do autocarro.

Os horários estão disponíveis nas paragens destes dois percursos, e nas plataformas online da Câmara Municipal, bem como nas juntas de freguesia abrangidas. Mais informações sobre este serviço podem ser obtidas através do número 252 409 290 e do e-mail geral@mun-trofa.pt.

Fonte e Imagens: Município da Trofa

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.