Em mais uma medida de apoio aos cidadãos, o Município da Póvoa de Varzim e as farmácias poveiras estão a providenciar a entrega direta de medicamentos em casa de todos os munícipes que não devem ou não podem deslocar-se diretamente até elas, dadas as suas condições de saúde ou exigência total de confinamento.
Este apoio em transporte de medicamentos, que surge no âmbito do Plano de Contenção do Covid-19 e de acordo com as orientações técnicas para farmácias emitidas pelo Infarmed no passado dia 13 de Março, será gerido com a indicação fidedigna das farmácias da Póvoa de Varzim. Estas irão proceder ao ajuste de horários por forma a permitir a devida rotação de equipas, prevenindo assim eventuais contágios.
Durante este período, os horários provisórios, que poderão necessitar de novas alterações de acordo com os Planos de Contingência das farmácias e a evolução da situação de pandemia, são os seguintes:
Regras de funcionamento dos estabelecimentos ajustadas à situação de pandemia
Atendendo à crise da Covid-19, as regras de funcionamento das farmácias foram alteradas em todo o país.
O número de utentes dentro de cada farmácia estará condicionado à área de cada local e à disponibilidade dos seus colaboradores, devendo os restantes utentes esperar no exterior pela sua vez. O atendimento poderá, caso a farmácia o julgue necessário, ser feito apenas pelo postigo de atendimento noturno.
Os serviços de determinações de parâmetros bioquímicos e a administração de medicamentos injectáveis e vacinas ficarão suspensos temporariamente, para proteção de todos, por exigirem um contacto mais próximo com o utente.
O encerramento das farmácias à hora do almoço ou por pequenos períodos entre turnos será utilizado para limpeza, arejamento e desinfeção mais cuidadosa da zona de atendimento aos utentes. Após o horário de encerramento, a assistência farmacêutica à população será assegurada pela farmácia de serviço permanente.
Esta medida surge como complemento da parceria estabelecida entre os CTT – Correios de Portugal e a Associação Nacional das Farmácias (ANF), que visa ajudar os portugueses a receberem medicamentos em casa, em todo o país.
Deste modo, os cidadãos nacionais poderão fazer encomendas às farmácias à distância, por email ou telefone, podendo ainda receber em casa os medicamentos temporariamente indisponíveis na sua farmácia, sem necessitarem de uma segunda deslocação.
Este novo serviço, que arrancou a 26 de março, permite que o utente, através do acesso à listagem de farmácias aderentes em www.farmaciasportuguesas.pt e www.ctt.pt, aceda aos endereços de email e contactos telefónicos disponíveis para realizar as suas encomendas numa farmácia à sua escolha.
Tendo em conta o atual contexto de epidemia, os CTT garantem a entrega de todas as encomendas realizadas a um preço promocional de 3 euros + IVA, englobando receitas médicas, mas também as necessidades de outros medicamentos e produtos de saúde.
Fonte: Município da Póvoa de Varzim; Imagem: (0) Farmácia Nova, (1) Município da Póvoa de Varzim
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*