Ensinar sem o contacto presencial com estudantes é desafiador. Professores e alunos estão habituados a ensinar e aprender predominantemente em salas de aula.
Os professores estão agora privados de ensinar num espaço físico de aula. Na sequência da evolução do surto da COVID-19 e das recentes recomendações da Direção Geral de Saúde e do Governo Português, e tendo em conta a posição assumida pela Universidade do Minho (UMinho) de decretar a suspensão das atividades letivas nos seus campi, a instituição procurou encontrar soluções e apostou em maximizar o sucesso da transição de ensino presencial para ensino mediado por tecnologia. É por isso agora tempo de explorar e maximizar o proveito dos recursos tecnológicos ao alcance, para comunicar e estar online com os estudantes.
A estranheza e o desconforto são inevitáveis. Ainda mais quando surgem tão abruptamente. Porém, podem ser ultrapassados com criatividade, flexibilidade e, conhecendo as tecnologias disponíveis, embarcando na dimensão virtual do ensino.
O Centro IDEA – UMinho, através do programa IDEA Digital, passará a apresentar uma lista de sugestões semanais para informar e inspirar todos os que viram as suas atividades letivas presenciais interditas pela COVID-19. Estas sugestões serão sempre: breves; focadas; relevantes; para aplicar rapidamente.
Nesta iniciativa estão envolvidos o Gabinete de Apoio ao Ensino (GAE) e o Centro IDEA-UMINHO. Em articulação, decorre em permanência o desenvolvimento de guias práticos para a adoção de soluções para ensinar online, oferta de sessões de apoio aos docentes e ainda a partilha de práticas e experiencias entre docentes.
O Centro IDEA-UMinho, com o envolvimento de docentes de várias áreas cientificas, está a partilhar, no seu blogue e nas recém-criadas páginas nas plataformas Facebook e Twitter, materiais diversos difundindo soluções, boas práticas da UMinho e de outras universidades e convidando à partilha de experiências e de conteúdos relevantes. “Dicas para utilização do Blackboard Collaborate Ultra”, “O Mundo das ferramentas de ensino: Padlet, Trello, Google Forms e Unsplash”, “Dicas para as primeiras aulas online”, são alguns dos temas abordados nas publicações feitas pela equipa de docentes que compõe o Centro IDEA-UMinho. O objetivo destas iniciativas é “informar e estimular os docentes para a realização de atividades letivas digitalmente, incentivando a utilização de recursos audiovisuais e ferramentas digitais inovadoras e eficazes”, explicou o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa.
No portal do Gabinete de Apoio ao Ensino existe agora uma área dedicada a “Soluções de Ensino Online”, com um conjunto de ferramentas, tutoriais e manuais de apoio à adoção de um ensino mediado por tecnologias. Esta área do site do GAE estará em permanente atualização, procurando prover de ferramentas de apoio docentes e estudantes. “Porque queremos que o ensino e a aprendizagem da UMinho possam continuar com a máxima qualidade possível”, remata o professor.
Fonte e Imagens: UMinho
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*