Câmara Municipal promove recolha de luvas e máscaras cirúrgicas  

Coronavírus | Farmácias de Famalicão condicionam atendimento e adaptam horários de funcionamento

Coronavírus | Farmácias de Famalicão condicionam atendimento e adaptam horários de funcionamento

 

 

No seguimento da declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como resultado da infeção pelo novo Coronavírus 2019 (SARS-CoV-2), agente causa da COVID-19, e de acordo com as orientações técnicas para farmácias emitidas pelo INFARMED, as farmácias de Vila Nova de Famalicão decidiram proceder a algumas alterações e adaptações no seu funcionamento.

Neste âmbito, o horário das farmácias poderá sofrer alterações, relacionadas sobretudo com a limpeza, arejamento e desinfeção mais cuidadosa da zona de atendimento aos utentes. No entanto, existirá sempre uma farmácia de serviço permanente 24h00 para garantir o acesso interrupto ao medicamento por parte da população.

Também será condicionado o número de utentes dentro da farmácia de acordo com a disponibilidade de colaboradores e área da farmácia esperando os outros utentes no exterior da farmácia pela sua vez.

Cada uma das farmácias poderá, se julgar necessário, passar a fazer o atendimento apenas pelo postigo de atendimento noturno.

O acesso a serviços farmacêuticos, nomeadamente determinações de parâmetros bioquímicos e a administração de medicamentos injetáveis e vacinas poderá estar limitado, pois exige um contacto mais próximo com o utente.

Assim, recomenda-se as deslocações desnecessárias à farmácia. Os utentes idosos ou com doenças devem pedir a familiares para se deslocarem à farmácia.

Câmara Municipal promove recolha de luvas e máscaras cirúrgicas  

O Gabinete Municipal de Crise – Covid 19 da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a promover uma recolha de máscaras e luvas cirúrgicas para todos os profissionais que estão na primeira linha de socorro no concelho, tais como profissionais de saúde, forças de segurança e bombeiros.

O apelo é sobretudo dirigido a todos os profissionais cuja atividade implica a utilização deste tipo de material e que, por força da atual situação, tenham disponibilidade e stock para o doarem.

A entrega deverá ser coordenada com o Gabinete Municipal de Crise – Covid 19, instalado na Casa da Juventude de Famalicão, através do número 911 996 686. Quem não tiver disponibilidade para se dirigir ao local, a recolha poderá ser assegurada por este gabinete.

Refira-se ainda que o Gabinete Municipal de Crise – Covid 19 é coordenado pela Proteção Civil de Famalicão, foi criado para acompanhar a evolução deste surto no município, trabalhando em rede com as forças de segurança e as entidades de saúde do concelho.

 

Fonte e Imagem: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.