Iniciativa conta com a adesão de cerca de 120 municípios

Ambiente | Trofa adere à Hora do Planeta

Ambiente | Trofa adere à Hora do Planeta

Pub

 

 

Em 2020, a Trofa volta a integrar o movimento global “Hora do Planeta”, dinamizado pela WWF – World Wide Fund for Nature. Dia 28 de março, entre as 20h30 e as 21h30, o Município irá apagar a luz de alguns dos principais edifícios do concelho, convidando a população a juntar-se a esta causa.

A Hora do Planeta realiza-se, anualmente, desde 2007, constituindo o maior movimento global contra as alterações climáticas. A iniciativa une milhões de pessoas em todo o mundo para mostrarem o seu compromisso com o Planeta. Em 2020 a iniciativa, na qual os monumentos apagam as luzes por uma hora, terá lugar entre as 20h30 e as 21h30 do dia 28 de março.

O Município da Trofa irá proceder ao “apagão” em locais e monumentos emblemáticos do concelho, concretamente os Polos 1 e 2 da Câmara Municipal, a Casa da Cultura, Fórum Trofa XXI e a Alameda da Estação. A autarquia apela a que os munícipes trofenses se associem à iniciativa, desligando também as luzes em sua casa, pela mesmo horário.

“Num momento em que se registam eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes com fortes impactos negativos nas vidas das nossas comunidades, é necessário trabalhar as respostas locais. Faz, por isso, todo o sentido que a Trofa se junte mais uma vez a este movimento”, realça o vereador do pelouro do Ambiente, Sérgio Araújo.

No ano em que o evento é dedicado à proteção dos rios portugueses, a iniciativa conta já com a adesão de 120 Municípios.

A Natureza importa. E, no entanto, está em crise como nunca antes. A taxa de perda global da natureza nos últimos 50 anos é sem precedentes na história da humanidade. Sistemas naturais intactos são imperativos para o nosso futuro. A natureza não nos beneficia apenas por fornecer comida, água e ar limpo – é também uma aliada fundamental contra as alterações climáticas.

Para Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, “2020 é um ano crítico para a natureza. Este ano, serão tomadas decisões políticas importantes sobre ações climáticas, desenvolvimento sustentável e natureza. Essas decisões afetarão a saúde de nosso planeta e o nosso próprio futuro nas próximas décadas. A Hora do Planeta é o momento certo para que
os cidadãos e empresas elevem as suas vozes e mostrem que a natureza lhes importa”.

 

Fontes: Município da Trofa, Hora do Planeta; Imagens: (0) Município da Trofa, (1) Hora do Planeta

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.