Motivar jovens a carreira científica na área da Física

Ensino | UMinho recebe ‘YOUth BrainStorm@UM’ para alunos do Secundário

Ensino | UMinho recebe ‘YOUth BrainStorm@UM’ para alunos do Secundário

 

 

Cerca de 80 alunos de escolas secundárias do distrito de Braga participam esta segunda-feira, dia 2 de março, das 8h45 às 17h30, na iniciativa “YOUth BrainStorm@UM”, no auditório B2 do Campus de Gualtar, em Braga. A iniciativa organizada pelo Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto é dedicada a jovens que queiram perceber como funciona o Universo, o que é fazer investigação e como é o dia a dia de um cientista em redes de colaboração internacionais.

Os estudantes vão no início analisar dados de experiências reais obtidos num acelerador de física de partículas instalado no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), em Genebra, na Suíça. Depois, vão participar em cinco projetos de investigação, especialmente elaborados para o efeito, nos domínios de Astrofísica e Física de Partículas, Biofísica e Bio-Nanossistemas, Matéria Condensada e Computação em Física, sob a supervisão de professores e investigadores da Escola de Ciências da UMinho e da Universidade de Coimbra e em estreita colaboração com professores das escolas secundárias.

Fonte e Imagens: UMinho

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Agenda, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.