UMinho debate línguas raianas no âmbito do programa ‘Convergências Portugal – Galiza’

 

 

O salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga, recebe a 27 de fevereiro (quinta-feira), às 21h30, o colóquio/tertúlia “As línguas raianas – galego, xalimego e mirandês“, com Eduardo Maragoto, Alfredo Cameirão, Xosé Enrique Costas e a moderação de Henrique Barreto Nunes.

A sessão engloba ainda uma atuação do duo Músicas da Raia, formado pelos multi-instrumentistas Paulo Meirinhos (Galandum Galundaina) e Luís António Pedraza (La Musgaña), que vão recuperar temas populares de tradição oral da eurorregião. A entrada é livre.

A iniciativa insere-se na sexta edição do ciclo “Convergências Portugal-Galiza“, que decorre até 1 de março em Braga, Santiago de Compostela, Ponteareas e Padrón, visando preservar a identidade e a cultura da eurorregião. A organização envolve a Xunta de Galicia, o Eixo Atlântico, os municípios anfitriões e, entre outros parceiros, a UMinho – através da Reitoria, do Conselho Cultural, do Instituto de Letras e Ciências Humanas, do Centro de Estudos Galegos e da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS).

No programa para Braga merece ainda referência o concerto-tributo a Zeca Afonso (dia 23, 17h00, Theatro Circo), a apresentação do caminhoGeira e Arieiro/Braga/Santiago” (dia 24, 16h00, Posto de Turismo), a mostra de cinema documental galego (dia 24, 21h30, Casa dos Crivos), o espetáculo “Fado convergente” (dia 25, 21h30, Conservatório Bomfim), a apresentação do livro “Rexurgimento, a palavra e a ideia” e a atuação dos Canto d’Aqui (dia 26, 21h30, BLCS), o teatro “Contiños da Terra” (dia 28, 21h30, Centro Cívico de Palmeira), o concerto de Amâncio Prada (dia 29, 21h30, Espaço Vita) e a exposição “Instrumentos musicais populares do Noroeste peninsular” (até dia 29, Casa dos Crivos).

universidade do minho - eixo atênctico - debate - ensino - línguas - braga _ norte de portugal - galiza

Imagens: UMinho

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Deixe um comentário