Caminhar pelas montanhas de Braga até à nascente do rio Este

Caminhar pelas montanhas de Braga até à nascente do rio Este

Pub

 

 

No próximo dia 23 de fevereiro de 2020, domingo, a AVE – Associação Vimaranense Ecologia volta a realizar uma caminhada no concelho de Braga, dando a conhecer melhor a sua paisagem natural e construída, até atingir a nascente do Rio Este.

O percurso é circular, tendo início e fim no “Parque de Merendas das Cambas” em Este – São Pedro, Braga. Encosta acima, pela Serra do Carvalho, com a paisagem do verde vale e encosta nordeste do Bom Jesus do Monte, passando pela capela de São Sebastião, percorrendo um pouco da antiga via Romana XVll que ligava Braga a Astorga por Chaves, alcançaremos a nascente do rio Este, a qual tem uma aprazível envolvente natural.

A partir da nascente, o percurso prossegue depois em subida até ao Pico do Crasto, na Serra dos Picos, onde se realizará um piquenique desfrutando de uma paisagem ímpar. Daqui pode-se contemplar o horizonte desde o Mar até ao Gerês através do magnífico vale que envolve o rio Este.

Ao descer a montanha, o grupo de caminheiros passará ainda junto do Monumento do Sagrado Coração de Jesus, no Chamor, que se evidencia, com a sua altura e escadaria, numa encosta arborizada e de declive acentuado.

O resto do trilho conduzirá o grupo ao ponto de partida através da montanha pelos verdes campos e ruelas rurais, com passagem pela Igreja de Este – São Mamede.

Saída de Guimarães: 8h45 – Universidade do Minho em Azurém, Guimarães;

Início da Caminhada: 9h30 – Parque de Merendas das Cambas (junto ao Campo do “Este Futebol Clube”);

Grau de dificuldade: moderado; Distância a percorrer: 12 Km; Duração estimada da atividade: 6 horas.

Os caminheiros deverão levar farnel para o almoço, algum reforço adicional e água em quantidade necessária.

Não é necessária inscrição na caminhada, bastando aparecer no local de partida para poder participar. A caminhada é gratuita para os associados da AVE com as quotas em dia e terá um custo simbólico de 1 euro para os restantes participantes.

Nota: esta caminhada não inclui seguro e pode ser alterada por razões externas à organização.

Braga monitoriza qualidade da água do Rio Este

Imagem: AVE

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, LifeStyle, Sociedade

Acerca do Autor

Comentários

  1. Acidentes de Trabalho
    Acidentes de Trabalho 5 Janeiro, 2021, 16:07

    Braga tem bonitas paisagens. ë una cidade de encanto e cheia de natureza

Only registered users can comment.