No próximo dia 23 de fevereiro de 2020, domingo, a AVE – Associação Vimaranense Ecologia volta a realizar uma caminhada no concelho de Braga, dando a conhecer melhor a sua paisagem natural e construída, até atingir a nascente do Rio Este.
O percurso é circular, tendo início e fim no “Parque de Merendas das Cambas” em Este – São Pedro, Braga. Encosta acima, pela Serra do Carvalho, com a paisagem do verde vale e encosta nordeste do Bom Jesus do Monte, passando pela capela de São Sebastião, percorrendo um pouco da antiga via Romana XVll que ligava Braga a Astorga por Chaves, alcançaremos a nascente do rio Este, a qual tem uma aprazível envolvente natural.
A partir da nascente, o percurso prossegue depois em subida até ao Pico do Crasto, na Serra dos Picos, onde se realizará um piquenique desfrutando de uma paisagem ímpar. Daqui pode-se contemplar o horizonte desde o Mar até ao Gerês através do magnífico vale que envolve o rio Este.
Ao descer a montanha, o grupo de caminheiros passará ainda junto do Monumento do Sagrado Coração de Jesus, no Chamor, que se evidencia, com a sua altura e escadaria, numa encosta arborizada e de declive acentuado.
O resto do trilho conduzirá o grupo ao ponto de partida através da montanha pelos verdes campos e ruelas rurais, com passagem pela Igreja de Este – São Mamede.
Saída de Guimarães: 8h45 – Universidade do Minho em Azurém, Guimarães;
Início da Caminhada: 9h30 – Parque de Merendas das Cambas (junto ao Campo do “Este Futebol Clube”);
Grau de dificuldade: moderado; Distância a percorrer: 12 Km; Duração estimada da atividade: 6 horas.
Os caminheiros deverão levar farnel para o almoço, algum reforço adicional e água em quantidade necessária.
Não é necessária inscrição na caminhada, bastando aparecer no local de partida para poder participar. A caminhada é gratuita para os associados da AVE com as quotas em dia e terá um custo simbólico de 1 euro para os restantes participantes.
Nota: esta caminhada não inclui seguro e pode ser alterada por razões externas à organização.
Imagem: AVE
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Braga tem bonitas paisagens. ë una cidade de encanto e cheia de natureza