Orçamento Participativo de Barcelos
A fase de votação dos projetos do Orçamento Participativo (OP) do Município de Barcelos começa amanhã, 7 de fevereiro. Em votação estão 38 propostas escolhidas por 4.603 barcelenses que se inscreveram no site OPB. Nesta fase de votação, que é feita no site do OP de Barcelos e decorre até 21 de fevereiro, os cidadãos podem apenas escolher um dos 38 projetos apurados. Parques de Lazer, Birwatching e Centro de Criação e Mostra Criativa são algumas das sugestões a concurso.
Entre as propostas elegíveis a votação, 12 projetos são na área do desporto, saúde e bem-estar, 3 projetos preveem a área cultural, 5 a área da ecologia, ambiente e energia, 2 a área da qualidade de vida, 4 a área do património material e imaterial, 5 a área da educação e juventude, 2 a área da inovação e empreendedorismo, 2 a área da democracia e cidadania, 2 a área da solidariedade e coesão social e 1 na área da mobilidade.
De referir que o montante destinado aos projetos do OP 2019 é de 500 mil euros, sendo que podem votar maiores de 16 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.
O orçamento participativo visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.
O Orçamento Participativo é um processo de caráter consultivo e deliberativo, através da instituição progressiva de mecanismos de co-decisão.
Ainda no âmbito do Orçamento Participativo, o Município de Barcelos distribuiu 2000 sacos de pano para o pão pelas padarias e pastelarias do concelho, numa ação cujo objetivo era sensibilizar para a diminuição da utilização de sacos de plástico e promover o Orçamento Participativo do Município de Barcelos.
Participe e vote no projeto que gostaria de ver concretizado.
Fonte: Município de Barcelos; Imagens: (0) Carlos Bastos, (1) Município de Barcelos
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*