Propostas elegíveis podem ser escolhidas entre 7 e 21 de fevereiro

Comunidade | Orçamento Participativo de Barcelos entra em votação

Comunidade | Orçamento Participativo de Barcelos entra em votação

Pub

 

 

Começa, amanhã, 7 de fevereiro, a fase de votação dos projetos do Orçamento Participativo (OP) do Município de Barcelos. Em votação estão 38 propostas escolhidas por 4603 barcelenses que se inscreveram no site OPB.Nesta fase de votação, que é feita no site do OP de Barcelos e decorre até 21 de fevereiro, os cidadãos podem apenas escolher um dos 38 projetos apurados. Parques de Lazer, Birwatching e Centro de Criação e Mostra Criativa são algumas das sugestões a concurso.

Entre as propostas elegíveis a votação, 12 projetos são na área do desporto, saúde e bem-estar, 3 projetos preveem a área cultural, 5 a área da ecologia, ambiente e energia, 2 a área da qualidade de vida, 4 a área do património material e imaterial, 5 a área da educação e juventude, 2 a área da inovação e empreendedorismo, 2 a área da democracia e cidadania, 2 a área da solidariedade e coesão social e 1 na área da mobilidade.

De referir que o montante destinado aos projetos do OP 2019 é de 500 mil euros, sendo que podem votar maiores de 16 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.

O orçamento participativo visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos cidadãos nos processos de governação local, garantindo a participação dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na decisão sobre a afetação de recursos às políticas públicas municipais.

O Orçamento Participativo é um processo de caráter consultivo e deliberativo, através da instituição progressiva de mecanismos de co-decisão.

Ainda no âmbito do Orçamento Participativo, o Município de Barcelos distribuiu 2000 sacos de pano para o pão pelas padarias e pastelarias do concelho, numa ação cujo objetivo era sensibilizar para a diminuição da utilização de sacos de plástico e promover o Orçamento Participativo do Município de Barcelos.

Participe e vote no projeto que gostaria de ver concretizado.

Fonte: Município de Barcelos; Imagens: (0) Carlos Bastos, (1) Município de Barcelos

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.