Os fins de semana de “Dias à Mesa” estão de regresso a Vila Nova de Famalicão e prometem ser os mais saborosos do ano. O ano de estreia da iniciativa, em 2019, foi de ‘comer e chorar por mais’ e, por isso, este ano a autarquia reforça a aposta num evento que promove a boa cozinha regional, conjugando-a com a agenda de animação turística do município.
A segunda edição dos “Dias à Mesa” foi apresentada ontem, 4 de fevereiro, no restaurante Moutados, um dos estabelecimentos mais reconhecidos da região, e traz muitas novidades na ‘ementa’, a começar, desde logo, pelo aumento do número de restaurantes aderentes que, em 2020, se fixa já nos 43.
O número de fins de semana gastronómicos também sobe de 8 para 10, com a introdução de duas novas ações – a promoção do Cabrito, associado à Páscoa, e da Galinha Mourisca, um prato da ementa camiliana que surge associado às Festas Antoninas.
Mas as novidades não se ficam por aqui. A edição deste ano dos “Dias à Mesa” conta com a introdução de um “Passaporte Gastronómico” que vai dar um desconto de 10% nos restaurantes aderentes às pessoas que carimbem a sua presença no evento de animação associado. Para além disso, no final do ano, há ainda a oferta de um jantar ou almoço para duas pessoas, para os primeiros 20 visitantes que comprovem, através do passaporte, ter saboreado os dez pratos associados à iniciativa.
Os passaportes poderão ser adquiridos e carimbados nos restaurantes aderentes, na Loja Interativa de Turismo e, em alguns casos, nos stands do Turismo de Famalicão presentes nos eventos.
“O que estamos a fazer com a gastronomia é o que outros territórios fazem com as praias, a neve, ou outros fatores. Estamos a pegar naquilo que é nosso, naquilo que é típico e em que somos realmente bons e fazer disso um argumento forte para a atração de pessoas para o nosso território”, explicou ontem o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, no decorrer da conferência de imprensa.
O autarca famalicense teceu ainda rasgados elogios à qualidade dos agentes gastronómicos, culturais e turísticos do concelho e apontou a iniciativa “Dias à Mesa” como mais um exemplo da forma como Vila Nova de Famalicão coloca os seus principais atores ao serviço da projeção do melhor do concelho.
Os primeiros “Dias à Mesa” decorrem já entre 20 e 23 de fevereiro com o Cozido à Portuguesa a acompanhar os festejos carnavalescos. Em abril, o cabrito estreia-se na ementa da iniciativa associado à celebração da Páscoa. Em maio, há dose dupla dos “Dias à Mesa” com destaque para os Rojões por altura da Festa de Maio e para os sabores da Cozinha Internacional a par da Festa Intercultural.
Em junho, a Galinha Mourisca, prato da ementa camiliana, estreia-se no Dias à Mesa associada às Festas Antoninas. O mês de julho divide-se entre as Francesinhas, para acompanhar o Dona Maria Beer Fest, e o Bacalhau, durante a Feira Medieval e Viking. Em setembro, a cozinha Vegetariana e o melhor dos produtos regionais biológicos complementam a Feira Grande de S. Miguel. A castanha é quem mais ordena em novembro, acompanhando as festas em honra de S. Martinho, mas durante este mês há ainda tempo e espaço para as massas, que se conjugará com a realização da Meia Maratona.
Boa cozinha regional todo o ano
A riqueza e diversidade da gastronomia típica da região minhota é refletida na gastronomia do território famalicense. Ao longo do ano, são várias as atividades programadas para enaltecer a boa cozinha regional, numa conjugação perfeita com os produtos locais e da época. Os saberes e sabores de Vila Nova de Famalicão são destacados, numa parceria com os restaurantes e indústria locais, atraindo os apreciadores da boa cozinha regional, nos seus múltiplos formatos.
A ênfase no consumo de produtos locais e da época é um destaque para estas iniciativas, numa base de cozinha sustentável, especialmente concebidas para os entusiastas de experiências gastronómicas singulares.
Dias à Mesa 2020
Fevereiro
20, 21, 22 e 23 / Cozido à Portuguesa
Carnaval
Abril
2, 3, 4 e 5 / Cabrito
Feira dos Doces de Páscoa
Maio
8, 9 e 10 / Rojões
Festa de Maio: Flores & Trocas
21, 22, 23 e 24 / Cozinha Internacional
Festa Intercultural
Junho
11, 12, 13 e 14 / Galinha Mourisca
Festas Antoninas
Julho
2, 3, 4 e 5 / Francesinha
Dona Maria Beer Fest
9, 10, 11 e 12 / Bacalhau
Feira Medieval & Viking
Setembro
24, 25, 26 e 27 / Vegetariano
Feira de S. Miguel
Novembro
12, 13, 14 e 15 / Carne com Castanhas
- Martinho
26, 27, 28 e 29 / Massas
Meia Maratona
Fonte e Imagens: Município de Famalicão
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*