Proibição de plástico descartável na zona central do evento pretende ser apelo à consciencialização da comunidade

Ambiente | Famalicão quer reduzir pegada ecológica em noite de Carnaval

Ambiente | Famalicão quer reduzir pegada ecológica em noite de Carnaval

 

 

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a respetiva Associação Comercial e Industrial (ACIF) querem diminuir, de forma substancial, o uso do plástico na noite de Carnaval, um dos maiores eventos turísticos do concelho, que se celebra de 24 para 25 de fevereiro e que atrai muito milhares de foliões à cidade.

Assim, com o intuito de diminuir a pegada ecológica do evento foi implementada a utilização obrigatória de copos de plástico reutilizáveis no perímetro definido como área principal do Carnaval de Famalicão. Isto é, em todos estabelecimentos comerciais desta zona as bebidas serão obrigatoriamente servidas em copos reutilizáveis, sendo que o consumidor adquire o copo na primeira bebida, podendo utilizá-lo durante toda a noite. No perímetro definido como secundário, a adesão dos comerciantes ao copo reutilizável é facultativa.

Para além da utilização dos copos de plástico reutilizáveis em detrimento dos copos de plástico descartável, em colaboração com a Resinorte, a autarquia irá colocar em vários locais da cidade seis estruturas que servirão de ecopontos para a reciclagem. As estruturas ficarão localizadas na Praça 9 de Abril, no topo sul da Praça D. Maria II, no parque 1.º de Maio, na rua Padre Benjamim Salgado (em frente às escolas), na Avenida de França (junto à rotunda D. Sancho I) e na rua D. Fernando II.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “com estas iniciativas, a autarquia está a apostar na sustentabilidade ambiental e na consciencialização da comunidade para a necessidade de redução do consumo de plástico. O uso de copos reutilizáveis promove a diminuição dos resíduos plásticos e favorece uma economia circular, com um ciclo de vida sustentável”.

Para o autarca “são pequenas ações que podem fazer a diferença e contribuir para que no final da festa tenhamos uma cidade mais limpa e mais consciente”.

Refira-se que dentro do principio da defesa e responsabilidade ambiental, os consumidores podem trazem copos reutilizáveis, não necessitando de os adquirir no evento, assim como poderão guardar o copo para reutilizá-lo em outros eventos.

 

Fonte e Imagem: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Agenda, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.