Bolseiros de diversas áreas científicas irão colaborar com o Município de Braga no desenvolvimento de novas políticas municipais

Desenvolvimento | ‘Castelo’ é rampa de lançamento para a inovação social, cultural e urbana

Desenvolvimento | ‘Castelo’ é rampa de lançamento para a inovação social, cultural e urbana

Pub

 

 

O Município de Braga inaugurou esta segunda-feira, 16 de dezembro, o Castelo – Laboratório de Inovação de Braga. Instalado no edifício do Castelo, em pleno Centro Histórico da Cidade, este será um espaço vocacionado para a inovação e impulsionador de projetos diferenciadores nas áreas social, cultural e urbana.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o Castelo “concilia a matriz identitária da Cidade, uma Cidade histórica e monumental e uma Cidade jovem, empreendedora comprometida com a inovação”. “A partir deste Castelo queremos estimular novos projetos e novas respostas que ajudem a melhorar o desempenho do Concelho em todas as áreas”, referiu Ricardo Rio, destacando o pioneirismo deste projeto que pretende ser uma referência nacional e internacional na esfera da inovação.

Inovação polivalente: Cultural, Social e Urbana

Neste edifício passam a estar instaladas três valências de inovação: o Laboratório de Inovação Cultural; o Laboratório de Inovação Social; e o Laboratório de Inovação Urbana.

O Laboratório de Inovação Cultural vai centrar-se na vertente cultural, na ligação com os cidadãos e a criação de novos projetos. Este será um ponto de encontro de criativos e um espaço de capacitação, de criação e de experimentação que permitirá a transferência de competências e conhecimento, promovendo a economia criativa em áreas específicas como as artes visuais, a performance e a música.

Já o Laboratório de Inovação Social resulta do projecto Human Power Hub. Aqui será criada uma incubadora de projectos de cariz social e um sistema de apoio aos empreendedores através da realização de actividades em coworking, formação, mentoring e experimentação. Entre outras iniciativas, está prevista a criação de um observatório de inovação social com capacidade de produção de conhecimento.

O Laboratório de Inovação Urbana, que resulta do projeto BUILD, vai promover o desenvolvimento, a validação e a experimentação de novas tecnologias, serviços e aplicações com o objectivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e a intensidade carbónica de uma Cidade viva e dinâmica como Braga.

Este laboratório contará com a colaboração de bolseiros das diversas áreas científicas que irão colaborar com a Autarquia no desenvolvimento de novas políticas municipais na área da mobilidade, sustentabilidade ambiental e de gestão urbana.

Fonte: Município de Braga; Imagens: (0) K. Kendall, (1, 2) Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.