uminho - responsabilidade social - economia - gestão - universidade - escola - portugal - braga

UMinho organiza conferência internacional sobre responsabilidade social

 

 

A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, em Braga, organiza a 24 e 25 de outubro a 8ª Conferência Internacional sobre Responsabilidade Social, Ética e Negócios Sustentáveis. A iniciativa realiza-se pela primeira vez em Portugal e junta mais de cem participantes de 30 países.

A conferência vai analisar como o marketing e as lógicas de mercado se relacionam com a motivação de responsabilidade social corporativa, as práticas de sustentabilidade, a orientação para a comunidade e as lógicas societais. Por outro lado, vai refletir como os mercados e as organizações abordam ideias, princípios, práticas e agendas de sustentabilidade.

A sessão de abertura acontece esta quinta-feira, 24 de outubro, pelas 9h00, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, com o presidente da EEG, Francisco Veiga, e os coordenadores do evento – Cláudia Simões, do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais da EEG-UMinho, Georgiana Grigore, da Escola de Negócios de Henlen (Reino Unido), e Alin Stancu, da Universidade de Estudos Económicos de Bucareste (Roménia). Segue-se a palestra inaugural “Construindo os mercados para a virtude: equilibrando a responsabilidade social corporativa, socialização e materialização”, por Jean-Pascal Gond, da Universidade da Cidade de Londres (Reino Unido).

Jean-Pascal Gond é professor de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na Cass Business School, da Universidade de Londres, onde dirige o ETHOS – The Center for Responsible Entreprise. A sua investigação mobiliza teoria organizacional e sociologia económica para investigar a responsabilidade social corporativa e o investimento responsável. No momento, Jean-Pascal Gond faz incidir a sua pesquisa sobre os papéis de padrões e métricas na institucionalização da responsabilidade social das empresas e no no mercado financeiro, bem como a influência da RSC nos funcionários e na eficácia do engajamento dos investidores em empresas envolvidas em questões ambientais, sociais e de governança. Até hoje, publicou mais de 50 artigos nas áreas de responsabilidade corporativa e teoria organizacional nas principais revistas académicas da área, como a Academy of Management Review, Business and Society, Business Ethics Quarterly, Economia e Sociedade, Relações Humanas, Ciências da Organização, Estudos da Organização, Journal of Business Ethics, Journal of Management e Journal of Management Studies.

Entre os oradores destacam-se também os professores Anthony Samuel, da Universidade de Cardiff (Reino Unido), Maria Céu Cortez, da UMinho, Catherine da Silveira, da Universidade Nova de Lisboa, Fabio Pizzutilo, da Universidade de Bari Aldo Moro (Itália), e ainda Sandra Cerqueira, codiretora-geral dos Transportes Urbanos de Braga.

Anthony Samuel (PhD Cardiff University) é professor de Marketing e Estratégia na Universidade de Cardiff. O seu interesse particular incide na área de marketing de comércio justo e empresariado social. A pesquisa multidisciplinar de Anthony Samuel abrange geografia e noções socioeconómicas de lugar na dinâmica de marketing. Mais recentemente, o seu trabalho de investigação concentrou-se nos desafios sociais que as empresas enfrentam enquanto operam em regiões que sofrem com problemas sociais e privação económica, trabalho esse que tem vindo a ser publicado, entre outros, na Revista de Ética nos Negócios, Revista Europeia de Marketing, Turismo Management, The Journal of Consumer Behavior, Economia Local, The Journal of Macromarketing e The Social Enterprise Journal.

A Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade de Minho é uma unidade de ensino superior comprometida em desenvolver e disseminar o conhecimento científico ao mais alto nível, juntamente com uma interação contínua com os setores corporativo e de negócios. Escola cosmopolita, desenvolve uma multiplicidade de projetos científicos numa ampla gama de áreas, nomeadamente a economia e administração de empresas e a ciência política e relações internacionais, entre outros.

O programa engloba ainda diversas sessões paralelas e uma visita ao Bom Jesus.

cobertura excelente - barcelos - seguros

Fonte e Imagem: UMinho

**

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MbWay: 919983484

Deixe um comentário