Armindo Araújo, João Correia, Clube Desportivo das Aves e Agrupamento de Escolas D. Dinis são outros dos vencedores

Desporto | ‘Magriço’ Alberto Festa recebe Prémio Carreira na Gala do Desporto de Santo Tirso

Desporto | ‘Magriço’ Alberto Festa recebe Prémio Carreira na Gala do Desporto de Santo Tirso

Pub

 

 

A primeira edição da Gala do Desporto de Santo Tirso realizou-se no último sábado, na Fábrica de Santo Thyrso, numa cerimónia que entregou ao magriço Alberto Festa o Prémio Carreira 2019, pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento desportivo.

Foi o último nome a ser conhecido e levou para casa o grande prémio da noite. Alberto Festa ficou conhecido no futebol como Magriço, após participação no Mundial de 1966, onde jogou, ao lado de Eusébio, três dos seis jogos da seleção e ajudou a conquistar o terceiro lugar na competição. Fez carreira no Tirsense, depois no FC Porto e foi agraciado com a Medalha de Prata da Ordem do Infante D. Henrique. Aos 80 anos, Alberto Festa, acompanhado pelo filho, Miguel Festa, foi o grande homenageado da noite. O presidente da Câmara, Alberto Costa, recordou o “orgulho de todos quando referem o seu nome e todas as alegrias” que proporcionou. “É um homem que personifica o caráter, a excelência, a perseverança e os valores que se exigem a um verdadeiro desportista e ser humano”, acrescentou.

Para além do Prémio Carreira, apenas os Prémios de Mérito Desportivo não estiveram a votação e foram entregues aos atletas, treinadores e dirigentes que se sagraram campeões nacionais, internacionais ou que integraram a seleção nacional.

Dos 35 nomeados, nove levaram para casa os galardões das suas categorias. O Clube Desportivo das Aves conquistou o título de Clube do Ano e ainda o de Equipa do Ano, com o Voleibol Sénior Feminino. Já o Ginásio Clube de Santo Tirso viu os seus atletas Álvaro Forno, nos trampolins, e Isabel Gonçalves, no ténis, alcançarem a distinção de Atleta Revelação e Atleta Feminino do Ano, respetivamente, enquanto Luís Martins arrecadou o prémio de Treinador do Ano.

Visivelmente emocionado, João Correia agradeceu o Prémio de Desporto Adaptado, lembrando o ano difícil pelo qual passou. “Estive internado, com problemas de saúde graves, consegui recuperar e alcançar ótimos resultados”, recordou.

Armindo Araújo, campeão Nacional absoluto de rali e vencedor do campeonato nacional de Ralis de Portugal em 2018 foi distinguido com o prémio de Atleta Masculino do Ano e Augusto Coelho, presidente dos Paramotores de Santo Tirso, foi consagrado Dirigente do Ano 2018/2019. O Agrupamento de Escolas D. Dinis conquistou conseguiu o prémio de Desporto Escolar, com o Clube Desporto Escolar.

Alberto Costa, mostrou-se orgulhoso pelo reconhecimento prestado “aos atletas, às associações, aos dirigentes e a todos os agentes desportivos que permitem que sejam alcançados resultados de elevada monta” e garantiu que “o Desporto é uma prioridade e continuará a ser”. “Entendemos o Desporto como instrumento de afirmação territorial, de forte promoção da marca Santo Tirso e de promoção de hábitos de vida saudável”, explicou, deixando clara a vontade de continuar a desenvolver iniciativas que promovam o “Desporto para todos”, dos campeonatos concelhios aos jovens, à população sénior, às pessoas com deficiência e ao lazer.

O autarca estendeu o reconhecimento a todos os que, não estando nomeados, “alcançaram resultados e conquistas muito relevantes e levaram longe o nome de Santo Tirso”. “É importante que se perceba que estão cá estas pessoas, mas poderiam estar muitas mais, os nomeados foram encontrados por candidatura espontânea e, por isso, é muito importante que, no futuro, os nomes de todos esses atletas, treinadores e dirigentes sejam submetidos a candidatura”, concluiu.

Os vencedores foram encontrados mediante votação do público e do júri, constituído por Vítor Dias, diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ); Ricardo Rocha, comentador desportivo; Dulce Félix, atleta; Marta Moinhos, coordenadora da Divisão do Desporto da Câmara de Santo Tirso.

Fonte e Imagens: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Desporto

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.