A 29 de outubro, na Casa das Artes famalicense, Jornal de Notícias e Município de Famalicão promovem conjuntamente uma relevante conferência sobre o futuro do mundo laboral.
Estamos a chegar, rapidamente, ao ponto em que as palavras RH deixaram de significar Recursos Humanos para passarem a designar Robôs e Humanos? A profecia proferida pela famosa Sophia, ela própria um robô, numa das últimas Web Summit assustou meio mundo e deixou outro meio em estado de alerta: “Vamos roubar os vossos empregos!”, atirou Sophia.
Venha, ou não, a cumprir-se a profecia de Sophia, uma coisa é certa: o ritmo acelerado em que viaja a Inteligência Artificial está – e continuará – a provocar sérias alterações no mundo e nas relações de trabalho, tal qual as conhecíamos até há bem pouco tempo.
A Conferência ‘As pessoas como valor acrescentado‘ que o Jornal de Notícias organiza, em parceria renovada com a Câmara de Famalicão, visa debater justamente as questões que se encontram a montante e a jusante deste aparente “admirável mundo novo”.
Máquinas vs. Recursos Humanos: é este o combate laboral mais forte do século em que vivemos? Se sim, como podemos garantir, nesta nova conjuntura, emprego de qualidade? Que papel se encontra destinado à pessoa/trabalhador?Que poderá acontecer a quem trabalha? E àqueles que, adivinha-se ou, pelo menos, muitos suspeitam, deixarão de ter trabalho? Que (novas) condições sociais irão imergir da nova realidade que se avizinha?
As mudanças estão já a acontecer e os intervenientes tomam as suas posições. Há, por isso, que mudar de paradigma. Às questões levantadas, descobrir-se-á o véu com algumas respostas para uma realidade que não vivemos profundamente apesar de para lá caminharmos e cujas dificuldades há que ir antecipando.
A estas e a outras questões responderão os especialistas presentes no debate que irá decorrer na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
Programa
14h30 | Receção
15h00 | Boas-vindas
Domingos de Andrade, Diretor do Jornal de Notícias
Augusto Lima, Vereador da Economia, Empreendedorismo e Inovação da Câmara de Famalicão
(Apresentação de resultados económicos e empresariais de Famalicão)
15h30 | As pessoas e o desafio do emprego de qualidade
António Correia de Campos, Presidente do Conselho Económico e Social
16h00 |Combate do Século: Máquinas vs. RH
Carlos Vieira de Castro, Administrador da Vieira de Castro
Tiago Freitas, Administrador da Porminho
António Saraiva, Presidente da CIP
Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT
Moisés Martins, Sociólogo
Moderação | Pedro Ivo Carvalho, Diretor-adjunto do Jornal de Notícias
17h30 | PME Líder e PME Excelência
Reconhecimento público municipal às empresas distinguidas em 2018 – IAPMEI
Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI
17h45 | Encerramento
Ministro da Economia*
18h00 | Verde de Honra
Casa do Outeirinho, Louro
*a confirmar
Fonte e Imagem: Jornal de Notícias
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*