José Maria Costa enaltece longo ‘compromisso com a cultura’

Música | Nos 85 anos Banda Nova de Barroselas alvo de homenagem

Música | Nos 85 anos Banda Nova de Barroselas alvo de homenagem

Pub

 

 

A Banda Nova de Barroselas “assinou há 85 anos um compromisso com a cultura”, garante José Maria Costa, o presidente do Município de Viana do Castelo. O autarca vianense marcou ontem presença na sessão solene de homenagem à Banda Nova de Barroselas, tendo registado, na sua intervenção, este compromisso, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelos fundadores em épocas difíceis, fazendo referência ao inestimável trabalho na formação musical de muitas gerações.

“Hoje, graças ao trabalho das bandas de música e às escolas, temos gerações de jovens mais bem formados no que toca à música e também públicos mais sensíveis à arte musical”, garantiu o edil.

O Presidente da Câmara referiu também que o Município de Viana do Castelo aprovou recentemente um reforço financeiro para apoiar as Bandas de Música do concelho, atendendo ao trabalho de formação musical que as tornaram em autênticas escolas de música.

Barroselas, terra de música e músicos

A Associação Banda Escuteiros de Barroselas foi fundada em 1934 por Armindo Santos Barbosa juntamente com um grupo de colegas escuteiros que possuíam algum conhecimento na área da música. Na altura, Armindo Santos era o responsável por um grupo coral e, no dia 29 de junho de 1934, participou na Missa de Primeira Promessa de Escuteiros, tendo acompanhado posteriormente a procissão com marchas de que dispunham para a ocasião, uma vez que praticamente todos os elementos eram músicos de instrumentos de sopro. Estava, assim, formada a Banda dos Escuteiros de Barroselas.

Desde então, a banda de música já recebeu a Medalha de Prata de Mérito Municipal e foi declarada como Instituição de Utilidade Pública, tendo já gravado dois CDs e um DVD.

Atualmente, é composta por cerca de 65 elementos, tendo tido como regentes Armindo Barbosa, Fernando Peixoto, Ângelo Barbosa e, desde 1990, Álvaro Barbosa de Sousa, neto do fundador.

Fonte e Imagens: Município de Viana do Castelo

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Cultura, Local, Política, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.