O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe entre esta segunda e quarta-feira, dias 16 a 18, o Open Science Fair, um dos mais importantes eventos internacionais sobre a ciência aberta. A iniciativa tem o lema “Sinergias para uma Investigação Sustentável, Aberta e Responsável”.
A sessão de abertura é no dia 16, às 11h00, contando com a intervenção de Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, de Yannis Ioannidis, responsável do projeto europeu OpenAIRE e do Centro de Pesquisa e Inovação Athena, e ainda de Nuno Feixa Rodrigues, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A Open Science Fair é promovida pelo OpenAIRE, em colaboração com outros projetos europeus de ciência aberta – FIT4RRI, EOSC Secretariat e FAIRsFAIR –, sendo localmente organizada pelos Serviços de Documentação da UMinho, que participam em três daqueles quatro projetos.
O evento reunirá cerca de 400 participantes que, durante três dias, através de conferências plenárias, mesas redondas, workshops práticos, sessões de demonstração e pósteres, irão analisar, debater e partilhar experiências sobre os diversos desafios e os elementos necessários para a transição para a ciência aberta, como as infraestruturas e serviços, as políticas que promovam boas práticas, as competências e a formação, a inovação na publicação e disseminação da investigação, as métricas responsáveis e avaliação da ciência, entre outros.
Fonte e Imagem: Universidade do Minho
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*