Património | Água-arriba regressa ao rio Lima após seis décadas de ausência

 

 

Mais de seis décadas após o seu desaparecimento, o Água-arriba, o histórico barco que cruzava as margens e o leito do Lima, regressa à terra e ao Rio por onde outrora outrora circulou. Ponte de Lima é o município cuja iniciativa irá permitir (re)ver este que é o maior barco do género, no Lima, é lançado à água na próxima sexta-feira, 30 de agosto, pelas 17h30.

 

 

O objetivo desta recuperação passa não só pela implementação de um projeto turístico náutico, mas também por fins pedagógicos, bem como de preservação ativa da tradição, património e cultura limiana, já que são escassos os exemplares deste tipo.

Perde-se no tempo a memória da origem desta embarcação, que partia pela Ribeira Lima, rumo às duas feiras mais importantes: Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Estes que foram dos mais emblemáticos barcos de trabalho do Rio Lima saíam dos ancoradouros na hora da maré, de leme em mão, para que a corrente pudesse ser aproveitada. A vela era usada sempre que o vento o permitia. Mediam entre 12 a 15 metros, e os seus compartimentos eram ocupados por pessoas, animais e mercadorias.

O novo “água-arriba”, construído de forma artesanal com técnicas que passaram ao longo de gerações, respeita a tradição dos materiais e ferramentas. Com 15 metros e capacidade para 30 pessoas, este barco histórico volta, na próxima sexta-feira, a navegar nas águas do Rio Lima.

Fonte e Imagem: Município de Ponte de Lima

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário