Decorre de 2 a 7 de setembro a I Edição da JOF – Jovem Orquestra de Famalicão, um estágio de orquestra sinfónica de curta duração que contará com a participação de cerca de sete dezenas de jovens músicos naturais, residentes, e/ou com formação pré-universitária realizada nas escolas do concelho. O resultado final do estágio poderá ser apreciado pelo público no dia 6 de setembro, pelas 21h30, na Igreja de Delães, e no dia 7 de setembro, pelas 21h30, na 36.ªFeira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, no antigo campo da feira da cidade.
O estágio procura potenciar características únicas do território de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente,a existência de um forte e dinâmico ecossistema cultural associado ao ensino artístico especializado e ao ensino profissional de música, composto pelas seguintes entidades: CCM – Centro de Cultura Musical e ArtEduca – Conservatório.
Com direção artística do maestro famalicense José Eduardo Gomes, a iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem o mérito de reunir e valorizar um grupo de jovens formativamente ligados ao concelho promovendo o diálogo intercultural entre a cidade e a sua diáspora, estabelecendo pontes entre o ensino artístico proporcionado na região e o ensino superior e, simultaneamente, sensibilizando a comunidade famalicense para a música clássica, em particular para o repertório orquestral.
Esta primeira edição do estágio da JOF tem-se revelado uma agradável surpresa com um registo de 119 inscritos para as cerca de 70 vagas disponíveis divididas pelos instrumentos de cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpa), sopro (flautas, oboés, clarinetes, fagotes, trompas, trompetes, trombones tenor, trombone baixo e tuba) e instrumentos de percussão. Muitas das candidaturas chegaram mesmo de fora de Portugal, com a presença de artistas de renomadas instituições de Ensino Superior da Alemanha, Suíça, Países Baixos e Reino Unido.
O estágio irá integrar ensaios de orquestra, que vão decorrer no Centro Cívico de Famalicão a partir do dia 2 de setembro, e os dois mencionados concertos.
José Eduardo Gomes é atualmente maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica da FEUP – Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto e do Coro do Círculo Portuense de Ópera. Recentemente foi laureado com o 2.º Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos, na categoria de Direção de Orquestra, tendo obtido igualmente o Prémio da Orquestra. Para além do maestro, a direção artística do estágio é constituída por representantes das Escolas com ensino profissional e especializado da música no concelho.
Fonte e Imagens: Município de Famalicão
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*