Chegou ao fim na passada quinta-feira a 37.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica em Barcelos, que decorreu de 2 de agosto a 15 de agosto.
Foram 14 dias a destacar o que de melhor se faz em Barcelos na área do artesanato, desde a cestaria à olaria, barro figurativo, trabalhos em madeira, ferro e derivados e bordados. Foram muitas as produções artesanais que puderam ser apreciadas no decorrer do certame, uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos, onde participaram mais de uma centena de artesãos.
A Gala do Artesanato, que se realizou no sábado, 10 de agosto, foi um dos pontos altos da Mostra e contou com um espetáculo de excelência, protagonizado em exclusivo por artistas barcelenses que marcou a cerimónia de entrega dos habituais galardões anuais.
Na categoria principal – Prémio Carreira – foi distinguida Maria Inês Ferreira, artesã da freguesia de Galegos S. Martinho, por toda uma vida dedicada ao bordado tradicional do Minho. Os Prémios Revelação foram entregues a Luísa Pereira e a Maria Inês Machado, respetivamente, nas subcategorias de Artesanato Tradicional e Contemporâneo. O artesão Carlos Dias arrecadou o Prémio Inovação.
A Mostra incluiu um vasto programa de animação diária, com diversos espetáculos musicais ao vivo, arruadas dos grupos folclóricos do concelho de Barcelos e atuações de grupos de folclore estrangeiros, participantes no Festival do Rio, entre outras atividades que animaram os 14 dias do certame. Destaque para o envolvimento das associações do concelho que assumiram a animação cultural e para os workshops com os artesão, muito procurados pelos visitantes.
Com um programa diversificado a Mostra voltou a atrair este ano milhares de visitantes ao concelho, uma adesão que espelha o sucesso de um certame que se realiza há quase quatro décadas.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: M BCL
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
*