Concertos: 16 e 24/8 em Famalicão e Porto

Música | Circum-Navegar o Mundo através da guitarra de Francesco Luciani

Música | Circum-Navegar o Mundo através da guitarra de Francesco Luciani

Pub

Hoje, sexta-feira, 16 de agosto, depois de jantar, pelas 21h30, Francesco Luciani, no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, apresenta um dos concertos que estão a decorrer este verão no Norte de Portugal integrados no ciclo “Música para Circum-Navegar o Mundo” e que contam com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte. Este concerto já passou por Matosinhos e irá ainda realizar-se no Porto, no Mostairo da Serra do Pilar, a 24 de agosto.

 

 

Com o Império Português estável, após as Descobertas, nos séculos XVI, XVII e XVIII, a Monarquia de então aproveitou a riqueza que vinha das colónias e do comércio marítimo para financiar artes como a Música. Por outro lado, trocam-se influências musicais entre os vários pontos do mundo por onde passam os marinheiros portugueses com as suas caravelas e naus.

Assim, não só a produção musical de então ficou enriquecida, como também os mistérios e o fascínio do antigo Império permaneceram no imaginário de muitos compositores ao longo dos séculos seguintes.

É esta a história que Francesco Luciani convida o público a descobrir num concerto intimista que proporciona uma viagem pela história da música ibérica – portuguesa e espanhola -, e da guitarra clássica.

Localizado no Palacete Barão de Trovisqueira em Famalicão, o Museu Bernardino Machado é um dos parceiros que acolhe um dos concertos de “Música para Circum-Navegar o Mundo”. O Palacete foi construído no século XIX quando o Barão de
Trovisqueira regressou do Brasil para se estabelecer em Portugal e pelas suas salas passaram reis como D. Pedro V, D. Luís I e D. Maria Pia. Mais tarde, em 1988 o Município de Famalicão adquiriu o edifício, remodelando-o para depois em 1995 aí instalar o Museu dedicado à figura de Bernardino Machado (1851-1944), Presidente da República Portuguesa (em 1915-17 e 1925-26), e à história do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Local multifacetado e ligado à cidade e aos seus habitantes, onde para lá da sua exposição permanente regularmente se apresentam também conferências e exposições de arte contemporânea, o Museu acolhe este concerto na Sala Júlio Machado Vaz.

Entrada livre, sujeita aos lugares disponíveis.

 

Fonte e Imagem: MBM

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.