Está concluída a programação para a 27ª edição do Curtas, o festival de cinema de curta-metragem de Vila do Conde. O festival regressa, em 2019, entre 6 e 14 de julho à cidade localizada na foz do Ave. Traz uma seleção de mais de 250 filmes de produção recente que pretendem ser um espaço de descoberta, reencontro e divulgação para novos e consagrados autores da Sétima Arte.
Em 2019, o cinema português volta a ocupar a sala e horário nobre do festival. Secção maior do festival, a Competição Nacional do Curtas resume a singularidade de uma nova geração de realizadores portugueses, dos nomes que têm sido reconhecidos nos festivais internacionais, Gabriel Abrantes, Diogo Costa Amarante, Diogo Baldaia ou Sofia Bost, até aos novos valores cujos filmes antecipam um futuro que queremos acompanhar, Maureen Fazendeiro, Alex Siqueira e Laura Carreira. E porque o festival se faz também de continuidade, regressam a Vila do Conde este ano: Mariana Gaivão, André Marques, Paulo Furtado e Pedro Neves. A selecção para a Competição Nacional completa-se com os mais recentes trabalhos de Rui Esperança, Vasco Saltão, Miguel Afonso, Francisco Valente e Márcio Laranjeira & Sérgio Brás d’Almeida. Estas sessões vão ser seguidas de uma conversa com os realizadores.
E porque olhar o agora do cinema nacional é também perceber em retrospetiva, passam pelo Curtas uma seleção de filmes que, pela história, prémios ou percurso internacional se destacaram na produção recente de origem nacional. Em julho, será possível ver, em Vila do Conde, as obras mais recentes de Susana de Sousa Dias (Fordlândia Malaise, estreado na Berlinale), Jorge Jácome (Past Perfect, estreado na Berlinale e premiado no IndieLisboa e no Festival de Curtas Metragens de Hamburgo), Catarina Mourão (O mar Enrola na Areia, selecionado para o Visions du Réel, É tudo verdade e Oberhausen), Sílvia das Fadas (A Casa, a Verdadeira e a Seguinte, Ainda Está por Fazer, premiado no IndieLisboa) e Helena Estrela (Bela Mandil, selecionado para a Viennale).
O cinema português é mesmo o destaque desta edição do Curtas. Ao todo, serão dezasseis filmes em estreia na competição nacional, cinco filmes que marcaram o panorama do último ano e dezasseis filmes de escola que permitirão realizar um olhar transversal e transgeracional para o cinema que se produz, atualmente, no nosso país. Nas sessões não competitivas haverá ainda espaço para a antestreia dos primeiros episódios da série de Marco Leão e André Santos, Luz Vermelha; a estreia de Mutantes S. 21- 25 anos depois, documentário sobre os históricos Mão Morta, assim como sessões especiais com cinema de Manoel de Oliveira e João César Monteiro.
As sessões especiais e diferentes segmentos do programa desta edição do festival estarão também marcados pelo cinema com marca Made in Portugal. Já anunciados estavam o foco na obra de Carlos Conceição, as sessões especiais dedicadas ao 50º aniversário da morte de José Régio e o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. A marcar o primeiro fim-de-semana do Curtas, a estreia do documentário que assinala o quarto de século de Mutantes S. 21- 25 anos depois, um dos mais emblemáticos discos dos Mão Morta. A sessão será acompanhada por uma conversa com a banda moderada por Valter Hugo Mãe. Na secção Da Curta à Longa, antestreia dos dois primeiros episódios da primeira série da dupla Marco Leão e André Santos, Luz Vermelha, inspirada na história das Mães de Bragança e com interpretações, entre outros, de Margarida Vila-Nova, Afonso Pimentel, Joaquim Monchique e Sara Norte.
A seleção nacional do Curtas inclui ainda um espaço dedicado ao cinema de escola, Take One!, com uma selecção heterogénea de obras produzidas por alunos portugueses em escolas nacionais e estrangeiras; uma carta branca a João Nicolau inserida nas celebração do seu 20º aniversário da Agência da Curta Metragem; e um espaço dedicado a vídeos de música que demonstram particular relação com a linguagem cinematográfica. Nesta edição, entre outros, concorrem os vídeos musicais de Bruno Ferreira (para Everybody, de Sinkane), de Pedro Maia (para Paplu (Love That Moves The Sun), de Vessel), do trio André Carrilho + Rui Clara Gomes + Mantraste (para Balança, de Throes + The Shine), de Diogo Tudela (para Swisid Mekanize Rejiman, de HHY & The Macumbas) e de Leonor Teles (para Chavitas, dos Sensible Soccers).
O 27º Curtas, que regressa entre 6 e 14 de Julho, integrará ainda uma competição internacional com obras vindas de diferentes hemisférios, uma competição experimental e uma secção infanto-juvenil com cinema e oficinas pensadas para crianças, jovens e famílias.
Em foco estarão também as obras de Todd Solondz e Carlos Conceição, assim como o cinema restaurado, naquela que é a nova secção de Cinema Revisitado. Em Vila do Conde será ainda possível ver os filmes-concerto de Thurston Moore, The Heliocentrics e Montanhas Azuis.
Seleção Competição Nacional
18, Rui Esperança, Portugal, 2019, DOC, 25′
A Fábrica, Pedro Neves, Portugal, 2019, DOC, 29′
Amor Quântico, Paulo Furtado, Portugal, 2019, FIC, 11′
Ave Rara,Vasco Saltão, Portugal, 2019, FIC, 34′
Cenas de Uma Vida Amorosa, Miguel Afonso, Portugal, 2019, FIC, 13′
Colmeal, Márcio Laranjeira & Sérgio Brás d’Almeida, Portugal, 2019, FIC, 15′
Destiny Deluxe, Diogo Baldaia, Portugal, 2019, FIC, 30′
Dia de Festa, Sofia Bost, Portugal, 2019, FIC, 17′
Les Extraordinaires Mésaventures De La Jeune Fille De Pierre, Gabriel Abrantes, Portugal, 2019, FIC, 20′
Lisboa, 2018, Francisco Valente, Portugal, 2019, FIC, 20′
Não Procures Mais Além, André Marques, Portugal, France, Haiti, 2019, FIC, 25′
O Verde do Jardim, Diogo Costa Amarante, Portugal, 2019, FIC, 27′
Purpleboy, Alex Siqueira, Portugal, França, 2019, ANI, 14′
Red Hill, Laura Carreira, Reino Unido, 2018, FIC, 13′
Ruby, Mariana Gaivão, Portugal, 2019, FIC, 25′
Sol Negro, Maureen Fazendeiro, Portugal, 2019, EXP, 6′
Seleção Panorama Português
A Casa, a Verdadeira e a Seguinte, Ainda Está por Fazer, Sílvia das Fadas, Portugal/EUA/Áustria, 2018, DOC/EXP, 35′
Bela Mandil, Helena Estrela, Portugal, 2018, FIC, 18′
Fordlândia Malaise, Susana de Sousa Dias, Portugal, 2019, DOC, 40′
O Mar Enrola na Areia, Catarina Mourão, Portugal, 2019, DOC/FIC, 16′
Past Perfect, Jorge Jácome, Portugal, 2019, DOC/FIC/EXP, 23′
Seleção Take One!
A Morte De Léaud, Ricardo Pinto de Magalhães, Portugal, 2019, DOC, 6′
Auspício, Vasco Trabulo Bauerle, Portugal, FIC, 10′
Berço, Inês Luís, Portugal, 2019, FIC, 22′
Corporealitis, Beatriz Bagulho, Reino Unido/Portugal, 2018, ANI, 4′
Direito à Memória, Rúben Sevivas, Portugal, 2019, DOC, 9′
Em Caso de Fogo, Tomás Paula Marques, Portugal, 2019, FIC, 23′
Em Junho, Henrique Brazão, Portugal, 2019 , FIC, 16′
Estas Mãos São Minhas, André Miguel Ferreira, Portugal, 2019, DOC, 9′
Há Alguém na Terra, Francisca Magalhães, Joana Tato Borges & Maria Canela, Portugal, 2019, FIC, 17′
Inside Me, Maria Trigo Teixeira, Alemanha, 2019, ANI/DOC, 5′
Irene, João Martinho, Portugal, 2018, FIC, 15′
José, João Monteiro, Portugal, 2019, FIC, 14′
Notes on Living, Inês Pedrosa e Melo, USA, 2018, DOC, 5′
Os Monstros só Saem à Noite, João Pedro Ferreira, Portugal, FIC, 14′
The Hood, Patricia Vidal Delgado, EUA/Portugal, 2018, FIC, 10′
Verniz Glaze, Clara Jost, Portugal, 2018, FIC, 14′
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