Vida dedicada à Romaria da Agonia e ao Museu do Traje

Reconhecimento | Francisco Sampaio homenageado pelo Município de Viana do Castelo

Reconhecimento | Francisco Sampaio homenageado pelo Município de Viana do Castelo

 

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo atribuiu o nome de Dr. Francisco Sampaio à galeria do piso 0 do Museu do Traje no dia em que este professor e etnógrafo, figura incontornável do turismo, completou 82 anos de vida. A homenagem do Município aconteceu porque “este Museu do Traje tem muito da mão dele”, salientou José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

 

 

O Museu do Traje de Viana do Castelo, edifício com características arquitetónicas da era do Estado Novo e que anteriormente foi agência do Banco de Portugal, é um museu que pretende demonstrar a identidade vianense. O Traje à Vianense, utilizado pelas mulheres do meio rural responsáveis por vindimar e colher o milho de outros tempos, é a sua principal atração; mas não faltam outros motivos de interesse para o visitar uma vez que a história e o património do Alto Minho se encontram ali bem patentes.

Francisco Sampaio foi um dos maiores impulsionadores da criação do Museu do Traje e é reconhecido como um dos maiores conhecedores das tradições em torno da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia. O autarca considerou mesmo que Francisco Sampaio, juntamente com Amadeu Costa e Francisco Cruz, ambos já falecidos, formavam “um trio fabuloso na organização das festas”.

Francisco Sampaio exerceu, entre outras funções, a de Técnico Superior do Centro de Saúde Mental de Viana do Castelo, Professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Presidente da Comissão Regional de Turismo do Alto-Minho, desde 1980 até se reformar.

É autor de dezenas de títulos que versam temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, tendo sido também colaborador de várias publicações do Alto Minho. Redigiu o estudo que serviu de base à Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d’Agonia, aprovada em 2013.

Na cerimónia, que contou com a presença dos filhos do homenageado, José Maria Costa referiu que “celebra-se o perfume da vida do Dr. Francisco Sampaio e das instituições que ele perfumou com a sua sabedoria e conhecimento”, assegurando que o professor “nos convoca para celebrarmos a nossa autenticidade, a nossa identidade e aquilo que nos distingue”.

José Maria Costa apresentou ainda a reedição trilingue do livro “Romaria da Senhora d’Agonia”, redigida em português, inglês e francês, tendo em conta o crescimento do turismo em Viana do Castelo.

Anabela Sampaio, filha mais velha do homenageado, assumiu que o pai é “um espírito livre com um espírito de missão” e um homem “apaixonado pela região e pelas suas pessoas”.

Já a Presidente da Vianafestas, referiu características da personalidade do homenageado, entre as quais destacou a bondade, o entusiasmo e a generosidade do homem e do profissional com quem teve o “privilégio” de trabalhar.

Na cerimónia marcaram ainda presença o vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Confraria dos Gastrónomos do Minho e cerca de uma centena de pessoas, entre familiares, amigos e apreciadores do trabalho desenvolvido ao longo de décadas por Francisco Sampaio.

 

Imagens: Município de Viana do Castelo

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Política, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.