História | Jornadas Históricas vimaranenses com base em investigações sobre Egas Moniz e a época medieval

 

 

A primeira edição das Jornadas Históricas, no âmbito do programa “Afonsina 2019“, realiza-se este sábado, 15 de junho, no Paço dos Duques de Bragança e Casa de Sarmento, em Guimarães, das 15h00 às 22h30.

 

 

As Jornadas Históricas servem de lançamento para a “Feira Afonsina” – a decorrer de 21 a 24 de junho –  e assumem-se como um evento científico com o objetivo de dar visibilidade às investigações que se vêm produzindo sobre a época medieval e moderna, facultando também aos jovens investigadores a oportunidade de apresentarem e publicarem os seus trabalhos.

Na sua primeira edição, as Jornadas incidirão sobre a temática da Feira Afonsina de 2019, “Egas Moniz, o Aio“, onde serão apresentados trabalhos sobre a figura de Egas Moniz e a sua contribuição para a história e simbologia da Fundação da Nacionalidade. Contarão ainda com estudos sobre práticas médicas medievais, a Colegiada de Guimarães, a influência do Foral de Guimarães na Carta de Privilégios de Braga de 1402 e uma reflexão sobre feiras, mercados e festas medievais e as suas recriações contemporâneas.

Para a concretização das Jornadas, além do Município de Guimarães, integram a Comissão Organizadora Isabel Fernandes, Diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães, Paulo Vieira de Castro e Antero Ferreira, da Sociedade Martins Sarmento, Rui Vítor Costa, da Muralha e António Amaro das Neves, historiador.

Paço dos Duques de Bragança

15h00 | Sessão abertura oficial

15h45 | Comunicação de abertura

“D. Egas Moniz de Ribadouro, o Aio – entre o Mito e a História”, Sottomayor Pizarro

16h30 | Coffee Break

17h00 | Comunicações de jovens investigadores

. Os Homens da Cura na Guimarães Medieval, André Silva

. Aspetos da influência do Foral de Guimarães na Carta de Privilégios de Braga de 1402, Raquel Martins

. A Colegiada de Santa Maria da Oliveira na Idade Média: Estrutura e Organização, Aires Gomes Fernandes   Moderador: Antero Ferreira

18h30 | Conferência

Honra individual e honra coletiva: o paradoxo de Egas Moniz, por Albertino Gonçalves

Casa de Sarmento

21h30 | Mesa Redonda – “Feiras, Mercados e Festas”, Amaro das Neves

. Debate: Amaro das Neves, Arnaldo Sousa Melo, Luís Carlos Amaral

 

Imagem: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário