De pequenino se torce o empreendedorismo

Ensino | Famalicão apresenta cinco ‘Ideias para Mudar o Mundo’

Ensino | Famalicão apresenta cinco ‘Ideias para Mudar o Mundo’

Pub

 

 

O Município de Vila Nova de Famalicão estará representado no seminário final do Projeto “Ter Ideias para Mudar o Mundo” por cinco educadoras de infância de diferentes Agrupamentos de Escolas do concelho. Este seminário está marcado para o próximo sábado, 15 de junho, pelas 9h30, na Quinta de Rilhadas, em Fafe.

 

 

Este grupo de educadoras do concelho integra o grupo das 15 educadoras dos cinco Municípios da NUT III Ave, que chegaram ao fim do processo de formação do projeto “Ter Ideias para Mudar o Mundo”.

O Município de Vila Nova de Famalicão apresenta, a saber, cinco projetos: “Aromatizar saberes”, desenvolvido na EB de Bairro e “Os castelos”, da EB de Riba de Ave, ambas escolas do Agrupamento de Escolas de Pedome; “Hortinha biológica”, do Centro Escolar de Joane, e “Casinha”, desenvolvido no JI de Vermoim, os dois estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado; e “Amigos do planeta”, realizado na EB1 Louro/Mouquim/Lemenhe, do Agrupamento de Escolas D. Maria II.

O “Ter Ideias para Mudar o Mundo” é um projeto que integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave (PIICIE do Ave), promovido pela Comunidade Intermunicipal do Ave, em parceria com a Associação Coração Delta – Centro Educativo Alice Nabeiro.

Este projeto apresenta como principal objetivo a promoção de experiências inovadoras e o desenvolvimento do espírito empreendedor nas crianças do pré-escolar dos Municípios da NUT III Ave.

Este seminário final representa o culminar de várias etapas deste projeto, onde as Educadoras de Infância apresentarão publicamente os projetos empreendedores desenvolvidos ao longo do ano letivo 2018/2019.

No dia do seminário final do projeto ‘Ter Ideias para Mudar o Mundo’, serão os alunos a apresentar os projetos que desenvolveram durante o ano letivo. Neste dia, também haverá um momento de entrega das “Bandeiras Empreendedoras” aos Diretores das Escolas que participam no projeto.

Espera-se um dia bem divertido, com atividades dirigidas às crianças e com a exposição dos trabalhos elaborados pelas educadoras.

Convívio olímpico da ‘Plataforma + Cidadania’

Entretanto, também no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave ( financiado pelo Norte 2020), a CIM do Ave e a equipa coordenadora do projeto “Plataforma Mais Cidadania” organizaram as I Olimpíadas do Património e Cidadania da NUT III Ave, no passado dia 29 de maio de 2019.

Hoje mesmo, 11 de junho, os alunos finalistas dos 8 Municípios da CIM do Ave (Famalicão, Guimarães, Vizela, Fafe, Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso), gozaram o prémio de participação nas Olimpíadas, usufruindo de um dia de diversão no Parque Aquático de Fafe.

 

Imagens: Município de Famalicão, (2) Cim do Ave

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.