Os alunos de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho apresentam as suas coleções de final de curso num desfile agendado para esta sexta-feira, dia 7 de junho, às 21h00, no edifício 11 do campus de Azurém, em Guimarães. Nesta quarta edição do evento “UModa”, os jovens criativos vão dar a conhecer as suas visões em seis coleções inéditas, que integram mais de 80 diferentes looks com peças de vestuário, bijuteria, carteiras, chapéus e calçado.
O tema deste ano, “Acqua viva”, evoca como a água interage e gera vida, mas também alerta para o seu uso excessivo, que gera poluição, escassez e degelo. As coleções que vão subir ao palco intitulam-se “Interitus”, sobre nascer, morrer e renascer; “Wken”, aludindo ao poder transformador da água; “Human route”, comparando a evolução humana ao trajeto de um rio; “Waters of destruction”, evocando a violência de cheias, tempestades e naufrágios; “Dystopic ocean”, tendo o mundo aquático como a saída para sobreviver; e “Life thread”, sobre o consumo exponencial e irresponsável do plástico.
A iniciativa resulta de uma sinergia entre os finalistas de Design e Marketing de Moda e os mestrandos de Design de Comunicação de Moda. “É o culminar de um projeto que procura agregar os conhecimentos adquiridos em ambos os cursos, proporcionando um primeiro contacto com o mundo empresarial, ao mesmo tempo que permite aos alunos de Comunicação de Moda promoverem um evento desta natureza”, realça Joana Cunha, professora do Departamento de Engenharia Têxtil da UMinho.
A “UModa” conta com apoio de vários parceiros, como o Município de Guimarães e a marca de calçado Apolo. Estreou-se em 2016 no antigo mercado de Guimarães, passando nos anos seguintes pela Plataforma das Artes e da Criatividade e pelo Instituto de Design.
A entrada é livre.
Imagens: UModa
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*