Fórum Turismo de Fronteira debate boas práticas em Braga

Fórum Turismo de Fronteira debate boas práticas em Braga

Pub

 

 

De 30 de maio a 2 de junho, a cidade de Braga será a anfitriã da Semana Turismo de Fronteira. O evento inclui a realização do primeiro Fórum Europeu de Turismo de Fronteira, que se realizará no Theatro Circo, e a Expocidades – Feira de Turismo de Proximidade do Eixo Atlântico, que decorrerá na Praça da República.

O Fórum de Turismo de Fronteira, a realizar no dia 30, no Theatro Circo, vai abordar este novo conceito que surge de duas ações financiadas com fundos europeus de cooperação: o projeto “Destino Frontera”, financiado pelo POCTEP España-Portugal, e o projecto EPICAH, financiado pelo Interreg Europe e ambos liderados pelo Eixo Atlântico.

O fórum, de participação gratuita, vai reunir especialistas de toda a Europa e pretende englobar todos os setores da euro-região implicados no desenvolvimento do turismo transfronteiriço.

A participação no fórum requer inscrição até ao próximo dia 13 de maio.

A par deste primeiro Fórum de Turismo de Fronteira, a Semana Turismo de Fronteira inclui a Expocidades – Feira de Turismo de Proximidade do Eixo Atlântico, que decorrerá até dia 2 de Junho, na Praça da República.

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, este conjunto de iniciativas é uma excelente demonstração da importância da participação no Eixo Atlântico no que se refere à promoção turística da cidade e ao desenvolvimento de políticas em interação com agentes relevantes do território.

“Se hoje Braga já é um destino turístico muito relevante à escala global, naturalmente que é dentro deste contexto de proximidade que temos a base de visitante mais consolidada e a participação na euro região é uma alavanca para aumentar o turismo na cidade”, referiu, salientando que este é espaço de cooperação liderante que marca a diferença no território e se destaca no contexto europeu. Já Xoán Mao, secretário-geral do Eixo Atlântico, afirmou que Braga será, durante os dias do evento, a capital do turismo da euro-região. “A organização destas iniciativas na cidade é também um reconhecimento do trabalho que Braga tem desenvolvido nesta área”, disse.

Fórum reúne especialistas de toda a Europa

O Fórum, que se realizará dia 30, no Theatro Circo, irá reunir especialistas em turismo de toda a Europa e pretende englobar todos os setores da euro-região implicados no desenvolvimento do turismo transfronteiriço. Na ocasião serão abordadas temas como o diagnóstico e o desenvolvimento de um plano estratégico de turismo de fronteira; o efeito da fronteira no desenvolvimento de turismo e a confluência com programas europeus de turismo nos seus diferentes âmbitos (patrimonial, histórico, natural ou cultural).

Também serão analisadas as experiências de outras fronteiras europeias com uma revisão às denominadas “boas práticas” em países como Estónia, Grécia, Hungria, República Checa ou Roménia através dos sócios do Eixo Atlântico no projecto europeu EPICAH, liderado pela entidade transfronteiriça.

Em paralelo, o Eixo Atlântico lidera o projecto “Destino Frontera”, que promove a identificação de fontes para o desenvolvimento económico e o repovoamento da fronteira baseada num turismo sustentável centrado no património natural, cultural e monumental da fronteira luso-espanhola.

Este conceito desenvolve uma estratégia baseada na preservação do património natural e cultural dos territórios de fronteira para o seu aproveitamento económico através de um turismo sustentável. A ideia que promove é a de convidar as pessoas que percorram a fronteira e que não se limitem a atravessá-la, pois são territórios com uma grande riqueza histórica, cultural e natural.

V Expocidades realiza-se em simultâneo com o Vinho Verde Fest

A par deste I Fórum de Turismo de Fronteira a Semana Turismo de Fronteira inclui a V Expocidades que decorrerá entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho, na Praça da República.

Na Expocidades poderá percorrer-se num único espaço a diversidade da oferta das cidades que integram o Eixo Atlântico, os seus atrativos, a sua cultura, património e gastronomia.

São 25 os stands que ocuparão a feira que mostrará as possibilidades turísticas de mais de 30 cidades do Eixo Atlântico. O acesso à Expocidades é livre e gratuito, sendo que o evento decorre em simultâneo com o Vinho Verde Fest, ajudando a dar maior dimensão a ambas as iniciativas.

 

Imagens: (0) APCoelho, (1, 2) Município de Braga

**

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.